segunda-feira, 16 de março de 2020

Projeto Pororoca Literária promove oficina de artesanato da Páscoa


OPORTUNIDADE



14/03/2020 13:23
O Espaço Cultural Nossa Biblioteca, por meio do Projeto Pororoca Literária, promoveu nesta sexta-feira, 13, a oficina de artesanato da Páscoa para mães de crianças atendidas pelo espaço. A biblioteca difunde a leitura há mais de 40 anos no bairro do Guamá e atualmente atende mais de 800 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos. O projeto é um dos 38 aprovados no edital de projetos da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), em 2019.
Marta Lima,  de 50 anos, integrante da coordenação do Espaço explica que a oficina faz parte do Circulo de Leitura das Mães. “Quando propus a oficina para ensinar as mães, não era pra chamar a atenção delas na educação dos filhos porque a gente não sabe em que momento aquela mãe parou de estudar e nem o motivo . Então, pensamos em trazê-las para cá. E assim, agregamos o artesanato”, conta Marta, ressaltando que as mães já estão na terceira oficina de artesanato e vendendo suas criações.  
Naura Fernanda Figueiredo, de 30 anos, é artesã e conta que há seis anos seus dois filhos participam das atividades da biblioteca e logo foi atraída pelos livros também. “Meu filho tinha dificuldades na escola e o projeto ajudou muito. Depois veio a minha filha e ao acompanhar eles no projeto, também comecei a ler. A parti daí, todos lá em casa entraram no mundo da leitura. Até que fui convidada para participar do Círculo de Leitura das mães ano passado. Isso ajuda a gente a diminuir o estresse", comenta Naura. Ela participa de oficina de escrita criativa e pretente fazer o Exame Nacional do Ensino Médio e já faz planos de fazer a faculdade de veterinária.
Durante a oficina de Coelho da Páscoa, o clima era de descontração e muito troca de experiência entre as mães. "Foi aqui que minha filha aprendeu a ler. E agora com a gente tá sendo muito bom, porque moramos próximo uma das outras e não nós conhecíamos. Somos uma família de mulheres e parece que já nós conhecemos há anos", disse a dona de casa, Terezinha Araújo, de 52 anos, ao descobrir na oficina a habilidade para o artesanato e ver as pessoas comprando suas peças.  
Além do Círculo de Leitura, oficina de artesanato, são oferecidas aulas de escrita criativa e dança para as mães. Marta conta que o apoio financeiro da Fumbel é fundamental para manter o projeto e oferecer cada vez mais cultura, educação e lazer. “A Fumbel contribuiu muito, porque podemos abrir mais oficinas e até ajudar na compra de alimentos, porque as vezes a gente não sabe a realidade daquela criança”, ressalta.
Texto:

Tábita Oliveira

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um "Oi" no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário