quinta-feira, 5 de março de 2020

Polícia Militar recebe coordenadores do Programa V.I.G.I.A e discute estratégias no Tocantins



04/03/2020 - Luana Barros/Governo do Tocantins
A Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) recebeu na manhã desta quarta-feira, 4, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, em Palmas, os coordenadores do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras - V.I.G.I.A,  tenente-coronel Saulo de Tarso Sansson Silva (PM-PR) e o major Victor Bonfim Monteiro (PM-SC). O evento contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras Barbosa, do secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, dentre outras autoridades convidadas.
Desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com as forças de segurança dos Estados, a proposta principal do programa V.I.G.I.A é a prevenção e a repressão com uso de metodologias modernas de gestão de governança. O intuito é fortalecer o enfrentamento à criminalidade, com enfoque em organizações criminosas, tráfico, corrupção, contrabando, descaminho, crimes contra a propriedade intelectual, lavagem de dinheiro e atuação na faixa de fronteira e nas divisas de estado.
O programa tem como eixos de atuação: operações integradas, aquisição de equipamentos, capacitações e bases operacionais com integração de sistemas. No Tocantins, o V.I.G.I.A foi implantado em janeiro de 2020. A PM do Tocantins aderiu ao programa em virtude da posição estratégica na conexão Norte-Sul, sendo o modal viário utilizado pelas organizações criminosas para facilitar a logística de transporte dos produtos ilícitos criminais.
O tenente-coronel Saulo de Tarso Sansson Silva (PM-PR) fez a apresentação inicial do programa e passou a palavra ao major Victor Bonfim Monteiro (PM-SC), que em sua palestra demonstrou as motivações da criação deste programa.
“O V.I.G.I.A tem trabalhado a modificação de ambientes por meio dos resultados que são obtidos com a implementação do programa. As prisões, as apreensões que são feitas, são um meio para se atingir a mudança de ambientes nas cidades, nos estados, tanto de fronteira quando de divisa, contribuindo para o aumento da sensação de segurança, de uma forma geral, mudando a realidade dos habitantes locais”, destacou o major Victor Bonfim Monteiro.
O oficial esclareceu que o Estado que adere ao programa, passa a receber capacitação de seus profissionais, como é o caso do Tocantins, além da parte de aquisições de equipamentos e materiais, que futuramente também será contemplado.
O coronel Jaizon Veras Barbosa ressaltou que a inclusão do Tocantins no Programa V.I.G.I.A é de grande importância no cenário estadual no que tange ao combate à criminalidade organizada e crimes de fronteira e divisas, especialmente pelo seu papel de destaque em virtude de sua posição central, considerada estratégica em âmbito nacional.
“Temos muita satisfação em fazer parte deste programa, reforçando nosso compromisso com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública e, principalmente com a sociedade tocantinense, nossa principal parceira na busca por uma segurança pública com excelência”, disse o comandante-geral.
Presenças
Cerca de 230 policiais militares das unidades da Capital, e alguns de unidades do interior participaram do encontro. Também estavam presentes o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça; o coordenador-geral da Assessoria do Tribunal de Justiça, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza; o diretor do Instituto de Criminalista, Sérgio Pimentel de Melo; o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio; o superintendente de Segurança Integrada da Secretaria de Segurança Pública, Marcelo Falcão; o presidente dos Conselhos de Justiça Militar, juiz de Direito, José Ribamar Mendes Júnior; e o promotor de Justiça, Fábio Lane.
No período da tarde, os coordenadores do V.I.G.I.A farão uma visita às instalações do 4º Batalhão da PM em Gurupi, para conhecer as instalações da Companhia de Operações e Divisas (COD) e do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED).
Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário