10/03/2020 17h41 - Atualizada em 10/03/2020 19h06
Por Leidemar Oliveira (SEDUC)
Por Leidemar Oliveira (SEDUC)
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está em processo de construção de uma proposta de flexibilização curricular para as escolas piloto do Programa Novo Ensino Médio. Para garantir o engajamento de todos os profissionais da educação nesse processo, a Secretaria está realizando formações com as escolas que adeririam ao Programa. A primeira formação, ocorrida no início deste mês, foi destinada aos técnicos da área de ensino da Secretaria e das USEs (Unidade Seduc na Escola) e UREs (Unidades Regionais de Educação). Nesta terça-feira (10), o ciclo formativo continuou com a participação de coordenadores pedagógicos das respectivas escolas piloto de ensino médio regular e de tempo integral.

A coordenadora pedagógica das escolas de Tempo Integral da Seduc Darcilena Correia, explica que todas as escolas estaduais já têm um Projeto Político Pedagógico (PPP), porém, com a implantação do programa do Novo Ensino Médio, esse projeto deverá ser reestruturado, com base nas propostas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). “Além de coordenar as ações pedagógicas nas escolas neste processo de implantação, estes profissionais da educação têm a responsabilidade de articular as ações para a reelaboração do PPP flexibilizado, cujo prazo de apresentação se encerra em dezembro deste ano”, explica.
Esses PPP devem levar em consideração a gestão democrática, o diálogo com alunos e professores e a comunidade escolar como um todo. A função da escola na vida do aluno e o território onde está inserida também devem ser pauta do ensino e das ações da escola.

Nenhum comentário:
Postar um comentário