12/03/2020 - Vitória Soares e Gabriela Santos/Governo do Tocantins
Com intuito de fomentar discussões de temáticas ligadas à garantia dos direitos humanos, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizará nesta sexta-feira, 13, o evento Consciência e Atitude: Ações de Cidadania e Justiça. A ação será realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Palmas, e será aberta ao público interessado na temática.
O evento será dividido em dois momentos. O primeiro voltado à proteção dos direitos de crianças e adolescentes, com o tema Perigo Oculto: Não Se Omita; e o segundo tratará sobre a ressocialização das pessoas privadas de liberdade, com a temática Trabalho e renda na Execução Penal. Os interessados podem se inscrever pelo link até o horário da ação.
O superintendente de Administração do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins, Orleanes Alves de Sousa, ressalta a importância de esclarecer a população sobre o impacto do trabalho e renda na reintegração de pessoas privadas de liberdade. “A capacitação e a reinserção dos presos no mercado de trabalho possibilitam melhoria de vida, remição de pena e diminuição da reincidência criminal. Nosso compromisso é elaborar e executar projetos que auxiliem a efetivação destes direitos”, explica.
Para o superintendente de Administração do Sistema de Proteção da Criança e do Adolescente, Gilberto da Costa, o evento fomentará o debate sobre pedofilia e como a sociedade pode auxiliar no combate. “Conforme consta no artigo 227 da Constituição Federal, somos todos responsáveis pela proteção integral da criança e do adolescente. O primeiro passo para que isso ocorra, é falar sobre. O evento é o momento ideal para tratar da temática com a sociedade”, ratifica.
Programação
O primeiro momento do evento ocorrerá das 14 às 17h30, com foco na discussão sobre o combate ao abuso infantil, na palestra Pedofilia: Inocência Roubada, ministrada pelo magistrado da Comarca de Abaetetuba (PA), Juiz Deomar Alexandre. Posteriormente, os profissionais da área participarão de mesa-redonda sobre o assunto, que também será aberta para participação do público.
Durante o período noturno, entre 19 e 22 horas, a ação será direcionada às temáticas do Sistema Penitenciário e Prisional, abordando a importância do trabalho para o processo de reintegração da pessoa privada de liberdade. Diante disso, o projeto Conquistando a Liberdade, idealizado pelo magistrado do Judiciário paraense, será apresentado aos participantes.
Ainda na programação da noite, será apresentado, pela coordenadora do programa Justiça Presente no Tocantins, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mariana Leiras, o Escritório Social. A ferramenta possibilitará aos egressos do sistema prisional acesso a uma rede de serviços de apoio em áreas como, moradia, qualificação profissional, documentação e saúde. Para dar continuidade à temática, o gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e ao Egresso da Seciju, Leandro Sousa, participará da exposição sobre o funcionamento da política de trabalho prisional no Estado.
Certificação
Os participantes que se interessarem em participar do evento devem fazer a inscrição no link e assinar a lista de presença durante a programação. O certificado de todo o evento será de 8 horas, já para os que participarem apenas de um dos momentos da ação, a certificação será de 4 horas, conforme assinatura do participante.
Edição: Thâmara Cruvinel
Revisão: Marynne Juliate
Nenhum comentário:
Postar um comentário