segunda-feira, 23 de março de 2020

Ação de limpeza de canais chega ao bairro do Curió-Utinga



Mais de 100 trabalhadores atuam manualmente nas margens e na retirada de mato, lixo e entulho

23/03/2020 13h09 - Atualizada hoje 13h52
Por Matheus Rocha (SEDOP)
Foto: Ascom / SEDOPO governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira (23), a segunda semana de ações emergenciais de limpeza em canais de Belém. As equipes continuam atuando com frentes de trabalho espalhadas pelas quatro principais bacias hidrográficas da cidade. Toneladas de lixo e entulho já foram retiradas.
Esta semana, os trabalhos estão sendo intensificados ao longo do Canal do Mártir, que pertence à Bacia Hidrográfica do Murutucum e passa por várias ruas do bairro do Curió-Utinga. Mais de 100 trabalhadores atuam incansavelmente na limpeza manual das margens e na retirada de mato, lixo e entulho. 
Morador Elias Souza diz que limpeza era um pedido antigo agora atendido pelo EstadoFoto: Ascom / SEDOPElias Souza mora há mais de 50 anos na Passagem Gaspar Dutra, que fica no bairro do Curió-Utinga. Ele afirma que o local foi de lazer no passado e agora é motivo de preocupação, já que os alagamentos viraram rotina para os moradores. Segundo ele, as fortes chuvas são responsáveis por causar transtornos e prejuízos na área.
“A limpeza do Canal do Mártir era um pedido antigo dos moradores do bairro do Curió-Utinga. Esta ação é um passo fundamental que o Governo está dando para amenizar e resolver os problemas de alagamentos no bairro” - Elias Souza, morador do bairro.
Segundo o coordenador de Saneamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Gilmar Mota, seis equipes estão fazendo a limpeza manual do canal do Mártir. Até o final desta semana, os trabalhos serão intensificados, com o envio de máquinas para fazer o serviço de dragagem no canal. 
A ação emergencial de limpeza e desobstrução de canais vai prosseguir até o final mês de abril. A expectativa é recolher até 40 mil toneladas de lixo e entulho, e desobstruir canais e bueiros para reduzir os alagamentos na cidade de Belém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário