segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Joaquin Phoenix critica falta de diversidade no Bafta 2020



Após vencer como Melhor Ator, protagonista de 'Coringa' lamentou: 'Enviamos uma mensagem clara às pessoas de cor de que elas não são bem-vindas aqui'

 A- A+
Ator disse que é preciso entender racismo sistêmico

Ator disse que é preciso entender racismo sistêmico

Henry Nicholls/Reuters
Joaquin Phoenix venceu o Bafta 2020 na categoria de Melhor Ator pela performance no filme Coringa. No discurso, o ator criticou a ausência de diversidade entre os indicados deste ano da premiação, que é considerada o Oscar britânico.
"Eu me sinto em conflito, porque muitos dos meus colegas atores são merecedores e não têm o mesmo privilégio. Acho que enviamos uma mensagem muito clara às pessoas de cor de que elas não são bem-vindas aqui. Esta não é uma condenação hipócrita, sou parte do problema", desabafou Phoenix.
 O protagonista de Coringa também clamou por mudanças.
"Temos de fazer um trabalho duro para realmente entender o racismo sistêmico. Penso que é a obrigação das pessoas que criaram e perpetuam e se beneficiam de um sistema opressor de colocar um fim nisso. Isso é da nossa conta."
A falta de diversidade chamou a atenção já no dia do anúncio dos indicados, meses atrás. Além das categorias de atuação serem dominadas por atores brancos, menos de cinco artistas negros configuram na lista de mais de 160 concorrentes.
Na ocasião, a Academia se pronunciou e declarou que iria seguir trabalhando em prol de ações que ampliem a diversidade.
DO : R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário