29/01/2020 - Aldenes Lima/Governo do Tocantins
Com o objetivo de proporcionar conhecimento às equipes, aperfeiçoar a execução dos procedimentos e prevenir eventos de saúde graves ao paciente, o Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) realizou nesta quarta-feira, 29, uma capacitação sobre monitorização cardíaca e eletrocardiograma. O curso teve como público-alvo enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na unidade.
Organizada pela coordenação de enfermagem e pelo Núcleo de Educação Permanente da unidade, a capacitação é, segundo o diretor-geral do HRPN, Gilberto Dias Correia, parte de várias ações que vêm propiciar e melhorar, a cada dia, os processos de trabalho. “E quem ganha na qualidade de atendimento, é o usuário do SUS [Sistema Único de Saúde]”.
Segundo o médico Valcirlei de Araujo, que administrou o curso, “incluir o eletrocardiograma na avaliação cardiológica ajuda a identificar de maneira precoce qualquer problema que possa atingir o aparelho cardiovascular, tão importante para o transporte de nutrientes e oxigênio pelo corpo, através do sangue”, destacou.
Ainda segundo ele, o monitor cardíaco estabelece os critérios e as práticas para orientar a equipe de enfermagem sobre monitorização cardíaca contínua, avaliando as possíveis alterações, em tempo hábil, permitindo o estabelecimento de uma terapia adequada imediata.
A enfermeira Solineide Antônio Gonçalves afirmou que “este curso é de suma importância para toda a equipe, tornando todos aptos a realizarem o exame, em caráter de emergência, chegando assim a um diagnóstico precoce, para um melhor tratamento e agilidade na conduta do paciente”, pontuou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário