sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Omã Comemora Sua Data Nacional Em Brasília

BRASIL

Embaixada do país promoveu celebração nesta quarta-feira. O embaixador Amad Hamood Salim Al Abri listou avanços recentes do sultanato.

Da Redação
anba@anba.com.br
São Paulo – A embaixada de Omã em Brasília comemorou a Data Nacional do país árabe com um jantar na noite desta quarta-feira (20), na capital federal. O dia oficial da celebração é 18 de novembro e marca o início do chamado “renascimento de Omã”, com a ascensão ao poder do sultão Qaboos Bin Said Al Said, em 1970. Marca também o aniversário do monarca.
Divulgação
Eduardo Bolsonaro participou da comemoração
Em seu discurso, o embaixador Amad Hamood Salim Al Abri (esq., na foto do alto) lembrou que este ano ocorre o 45º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Omã. “O intercâmbio comercial entre os dois países aumentou a níveis satisfatórios de cerca de um bilhão de dólares anuais, e o Sultanato de Omã está na classe avançada da lista de parceiros comerciais árabes do Brasil”, declarou o diplomata.
De janeiro a outubro de 2019, a corrente comercial entre Brasil e Omã chegou a US$ 921 milhões, um aumento de 53% sobre o mesmo período de 2018, segundo dados da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. “No próximo ano, esperamos que ambos os países assinem vários acordos bilaterais que incrementem a cooperação mútua”, declarou o embaixador.
Divulgação
Embaixadores árabes estiveram na celebração, assim como o presidente da Câmara Árabe (dir.)
Al Abri elencou uma série de conquistas recentes do sultanato, como o atingimento de 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o empoderamento feminino, sendo que as mulheres representam 41% da força de trabalho no serviço público, e o avanço do país em 10 posições no ranking de facilidade para fazer negócios do Banco Mundial.
A cerimônia contou a participação de autoridades, diplomatas e personalidades de diferentes países, como o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), líder de seu partido na Câmara e filho do presidente Jair Bolsonaro, o diretor do Departamento do Oriente Médio do Itamaraty, Sidney Romero, o decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil e embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, e demais embaixadores árabes, e o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário