quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Brasil conquista primeiro ouro do atletismo

ESPORTES
No arremesso do peso, Brasil conquista primeiro ouro do atletismo / Foto: Reprodução

O brasileiro Darlan Romani conquistou a medalha de ouro no arremesso do peso, na noite desta quarta-feira (7), e bateu o recorde pan-americano da prova após alcançar 22,07 metros na última tentativa. A marca anterior era 21,69 metros, obtida pelo jamaicano O’Dayne Richards no Pan de Toronto.
A medalha do catarinense de 28 anos é a primeira de ouro do Brasil no atletismo nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Há quatro anos, foram apenas duas na modalidade.
Darlan vive ótima fase e em junho alcançou 22,61 m, recorde sul-americano e décimo melhor arremesso da história em todo o mundo. Na prova de hoje, o atleta conseguiu as seis melhores marcas entre todos os competidores.
100 METROS
Mais cedo, o velocista Paulo André Camilo de Oliveira, 20, conquistou a medalha de prata para o Brasil nos 100 m rasos. Primeiro medalhista do país na prova masculina de 100 m rasos dos Jogos Pan-Americanos em 20 anos, ele deixou a pista com um sentimento duplo.
O brasileiro chegou sete centésimos atrás do experiente americano Michael Rodgers, de 34 anos. O bronze ficou com Cejhae Greene, de Antígua e Barbuda.
– Estou insatisfeito, vim para o ouro, mas feliz porque fiz uma boa prova e dei o meu máximo. Hoje ele [Rodgers] foi melhor do que eu e tenho que respeitá-lo, porque é um grande velocista – disse Paulo André.
Ele recebeu a prata das mãos de Carl Lewis, de 58 anos, lendário atleta americano ganhador de dez medalhas olímpicas. Com 10s16, o brasileiro ficou distante da sua melhor marca, 10s02, que já registrou duas vezes, a última delas em abril deste ano.
Paulo tem a expectativa de em breve conseguir quebrar a barreira histórica dos 10 segundos, algo que nenhum atleta sul-americano fez até hoje.
O melhor tempo do país na história são os 10 segundos cravados de Robson Caetano, em 1988.
– É um dos meus próximos objetivos. Em toda prova eu entro para fazer essa marca, deixou de ser um sonho para ser uma realidade – afirmou.
*Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário