sexta-feira, 17 de maio de 2019

Workshop promove maior integração entre servidores da Sesma

SAÚDE



16/05/2019 09:30
Como o objetivo de aprimorar a comunicação institucional entre os profissionais da saúde, gerentes de serviços e usuários, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promoveu na tarde desta quarta-feira, 15, um workshop com os diretores dos departamentos, no Hotel Sagres. 
O evento começou com um diálogo sobre o uso das mídias sociais na divulgação de resultados alcançados pelas políticas públicas executadas na área da saúde. “Foi um bate-papo extremamente relevante. Em nível de mídias sociais poderemos dar viabilidade a tudo o que se constrói como positivo e como legado para esta Prefeitura”, ressaltou a coordenadora da Referência Técnica em Saúde da Mulher, Camila Miranda. 
Para o gerente em exercício do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Harry Sardinha, foi um momento de valorização do servidor. “Através de oficinas, capacitações e workshops, sempre quem ganha é o usuário. A mídia social, por exemplo, é uma aliada ferramenta para o desenvolvimento do nosso serviço”, disse.
Num segundo momento, uma palestra motivacional envolveu os servidores com a temática de desenvolvimento do ser humano e elevação da autoestima. “Foi uma aula sobre humildade e religiosidade, fazendo com que o ser humano pense e se eleve cada vez mais e em busca de coisas melhores”, destacou o diretor do Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, Samuel Aflalo. 
Visto como um momento de comunhão, a coordenadora da Referência Técnica da Prevenção de Violência e Acidentes, Maisa Gomes, ressaltou os avanços realizados na área da saúde, fazendo uma analogia com o crescimento do bambu, árvore mencionada na palestra motivacional. “Embora cada um esteja em seu departamento, o conjunto dos esforços de cada um converge para o crescimento da secretaria. Nós ampliamos e temos muito ainda o que fazer, mas sempre crescendo para o alto, como o bambu”.
Investimentos - O titular da Sesma, Sérgio de Amorim, encerrou o encontro apresentando os avanços da Rede SUS (Rede do Sistema Único de Saúde) durante o período da gestão atual. Ele ainda destacou a integração da equipe para o alcance de metas e objetivos. “Sabemos que cada um tem suas dificuldades e desafios no ambiente de trabalho, mas podemos reagir juntos, apoiar uns aos outros visando ao atendimento à população”.
Nestes seis anos de governo, o secretário apontou evolução como os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs), que em 2012 era apenas um e hoje já são 12 equipes multiprofissionais; o número de agentes de combate a endemias (ACE), que teve um salto de 376 para 749 servidores; o Consultório na Rua, com uma equipe atuante e mais duas equipes sendo pleiteadas; o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que há seis anos não existia; a entrega das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Icoaraci e da Sacramenta, e mais duas a serem entregues ainda este ano; os três hospitais do município (HPSM Mário Pinotti, Hospital de Mosqueiro e HPSM Humberto Maradei Pereira, atualmente em reforma), além da entrega do Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico; as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que saltaram de quatro veículos para 23; o Castramóvel, para o controle populacional de animais, que registrou crescimento de 700 para 6 mil castrações; além do percentual de recursos destinados ao município: “Saltamos de 19% em 2013 para 24,10% em 2018. Um valor muito além do que determina a Constituição, que é 15%”
Para a coordenadora da Referência Técnica em Saúde Mental, Vera Fonseca, este foi um momento de aprendizado e possibilidade de troca de conhecimentos. “Trabalhar com saúde é trabalhar com relações emocionais, espirituais, financeiras e, claro, conhecimento. E sem conhecimento não há desenvolvimento”. 
“Para quem está na ponta do atendimento com a população usuária dos serviços de saúde, precisamos estar cientes do que tem sido feito pela gestão atual para continuarmos avançando, e esse evento nos proporcionou isso”, disse o gerente da Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Providência, Afonso Peres. 
A expectativa para um próximo encontro despertou sugestões por parte de alguns servidores. “Deveríamos num outro encontro discutir e eleger profissionais das unidades para que possam dar ideias estratégicas do que pode ser feito até o fim da gestão. Uma construção de um plano de enfrentamento participativo para aqueles indicadores que ainda não conseguimos elevar da forma como gostaríamos é um exemplo”, sugeriu Camila Miranda, da Referência Técnica em Saúde da Mulher.
Texto:

Suênia Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário