quarta-feira, 29 de maio de 2019

Você sabe oque acontece depois do parto?

SAÚDE
Cuidados com a saúde física e emocional da puérpera devem fazer parte da nova rotina em família
Imagem relacionada
FOTO:gravidez.online
Entrar em casa pela primeira vez com o novo membro da família no colo. Se este é um dos momentos mais aguardados durante toda a gravidez, também é um dos mais desafiadores. Enquanto a puérpera se recupera do parto, o bebê vira o centro das atenções: mamadas, banhos e trocas de fralda ocupam a maior parte do tempo.

Nesta fase, apoio é fundamental. Cuidar da saúde física e emocional da mãe é tão importante quanto acompanhar o desenvolvimento do bebê – e é o que faz a equipe do Gestante Bem Cuidada, da Clinipam. O Programa garante apoio, conforto e qualidade de vida às novas mamães. Antes mesmo de deixar a maternidade, a puérpera já tem a primeira consulta pós-parto agendada. “Depois do parto, fazemos o monitoramento via contato telefônico para garantir que as consultas estejam dentro dos prazos. Acreditamos que isso leva mais conforto à rotina atribulada que as mães enfrentam nos primeiros meses”, explica a enfermeira obstétrica Taciana Mattos Ribeiro Bonete, (COREN 273.068), que é gerente da unidade de Ginecologia e Obstetrícia da Clinipam.

Apoio pós-parto


Outro desafio enfrentado nas primeiras semanas após o nascimento é a amamentação. Quando o bebê não faz a pega correta, amamentar pode ser bastante doloroso – e como fome não tem hora certa, o Programa Gestante Bem Cuidada disponibiliza uma consultoria especializada que atende 24h. “Tiramos as dúvidas das puérperas sobre o aleitamento, ensinamos a fazer a pega correta e as acompanhamos pelo tempo que for necessário”, diz Taciana.

A consultoria faz parte do conjunto de ações do Programa que acompanha mãe e bebê durante a gravidez e continua depois do parto. Além das consultorias e do atendimento clínico, a Clinipam realiza outras atividades socioemocionais junto às puérperas e familiares: “fazemos campanhas regulares de arrecadação de frascos para doação de leite; e temos dois períodos muito importantes: o agosto dourado, que incentiva o aleitamento materno; e o novembro roxo, para conscientização sobre a prematuridade”, sinaliza a gerente da unidade Materno Infantil.

O apoio emocional é realizado por meio de encontros mensais em grupo, onde as mães tiram dúvidas, trocam experiências e têm o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de psicólogos, enfermeiras, nutricionistas e médicos. “A nossa Unidade fez mais de 10.000 atendimentos em menos de um ano de abertura. Somente em nosso pré-natal já passaram mais de 1.000 gestantes”, diz Taciana.

Atendimento para toda a família

Na Clinipam, os bebês saem da maternidade com a primeira consulta agendada pelo Programa Gestante Bem Cuidada. “O Ministério da Saúde recomenda que sejam feitas sete consultas no primeiro ano de vida. Diante disso, nos preocupamos em agendar a primeira antes que o bebê vá para casa. A partir daí, fazemos o monitoramento e acompanhamento das próximas”, reforça Taciana.

A operadora de planos de saúde conta ainda com áreas para atendimento eletivo a crianças, como a Unidade da Criança; e o pronto atendimento infantil (PAMI), ambos localizados no bairro Batel. Recentemente, inaugurou um Centro de Medicina Diagnóstica, um espaço de sete mil m² completamente equipado para realizar exames laboratoriais e de imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário