sexta-feira, 17 de maio de 2019

Palestras e minicursos marcam a Semana de Enfermagem do HGP


16/05/2019 - Luciana Barros/Governo do Tocantins
Enfermeiros, técnicos e acadêmicos de enfermagem do Hospital Geral de Palmas (HGP),  participam de uma programação especial da Semana da Enfermagem do HGP, que este ano trouxe o tema Boas práticas e cuidados de enfermagem. A abertura aconteceu nesta quarta-feira, 15, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e o evento prossegue até sexta-feira, 17. Cerca de 200 profissionais participam do evento.
Os servidores contam com programação diversificada focada nas principais áreas que a enfermagem atua. Pela manhã as palestras serão ministradas na ATM, e no período da tarde, os minicursos na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (Etsus). Nesta quinta-feira, 16, teve a palestra: evidencias científicas do cuidado com a pele; recomendações para o manejo da carga bacteriana; limpeza, desbridamento e controle de infecção entre outros.
Os minicursos abordam assuntos, como: simulação realística e assistência de enfermagem; se a morte encefálica ocorrer como a enfermagem participa?; atualização em administração de medicamentos; assistência multidisciplinar na parada cardiorrespiratória e outros assuntos.
Durante a abertura do evento, o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, disse que tem dentro da gestão, três coisas importantes: pessoas, processo de trabalho e infraestrutura necessária, e que das três, a que tem maior poder de transformação e mudança e essencial para entrega do serviço são as pessoas, ou seja, os servidores. “Que vocês tragam boas experiências para que possam colocar em práticas dentro da nossa rede de saúde e cumprir a nossa missão social que é ofertar um serviço de saúde de maior qualidade possível”, destacou.
Capacitação
O diretor geral do HGP, Dr. Edgar Tollini, ressalta a relevância da categoria. “Saúde não é ausência de doença e sim bem estar social. Um dos assuntos abordados por vocês são o trauma. Aproximadamente 35 a 40% das entradas do pronto socorro são oriundos de traumas e acidente de trânsito, temos que trazer outros órgãos que são importantes no apoio que nós temos dar na educação continuada e a responsabilidade de quem dirige e anda pelas vias públicas”, enfatizou.
Segundo o Diretor de integração multiprofissional hospitalar do HGP, Valdemar Pires é espaço muito válido de conhecimento para os profissionais de enfermagem. “Este evento tem grande relevância, pois em qualquer unidade estes profissionais representam cerca de 60 % da força de trabalho, tendo em vista isso, é mais que fundamental o reconhecimento para toda esta categoria pelo trabalho desempenhado durante todo o ano. Pretendemos, além de comemorar a data, qualificar no que tange a profissionalização, promovendo palestras, minicursos e capacitação com simulação realística”, declarou.
Aperfeiçoamento
A técnica de enfermagem do Hospital Infantil de Palmas (HIP) e membro do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/TO), Ivone Borges, ressalta o quanto é válido adquirir novos conhecimentos. “Aprendizado é tudo! É um conhecimento que vão levar para o trabalho e exercer. A enfermagem é primordial na sociedade. Este evento vai nortear as práticas dentro do Hospital”, afirmou.
A enfermeira Edna Silva Lima atua a oito anos no HGP e, atualmente, está no setor de classificação de risco. Para ela, a Semana da enfermagem é um momento de integração e aperfeiçoamento, troca de experiência e fortalecimento da categoria.
Edna Silva Lima confessa seu amor pela profissão “Não basta o conhecimento teórico. Você tem que se colocar no lugar do outro, ter amor, solidariedade, empatia, respeito à vida do próximo, eu escolhi a enfermagem para poder me doar, ter esta dedicação ao próximo, não só como profissional, mas como ser humano. Eu amo ser enfermeira!”.

Compartilhe esta notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário