HOMENAGEADOS
16/05/2019 20:26
Entre muitas histórias e longas trajetórias, profissionais que se dedicam a cuidar das pessoas são fundamentais para o atendimento da rede municipal de saúde. Dentre essas profissões, duas são comemoradas neste mês de maio, a de Enfermagem, no dia 12, e da Assistência Social, no dia 15.
Comemorações - Em alusão as essas datas tão especiais, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) prestou homenagens ao trabalho e à contribuição desses profissionais que dedicam suas vidas para cuidar de outras na rede municipal de saúde.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta, a direção promoveu, nos dias 14 e 15, palestras voltadas aos profissionais sobre diversos temas como Humanização do SUS, Tecnologias Educativas, Práticas de Segurança e Curativos além de imunização, sessão de beleza, café da manhã e música ao vivo.
Já na UPA Icoaraci, as homenagens se estenderam ao longo desta semana, com palestras todos os dias. Dentre os assuntos estiveram Saúde do Trabalhador, Relações Interpessoais, Suporte Básico de Vida e Urgência Obstétrica, além de atividades multiprofissionais, como massagem relaxante, aula de auto maquiagem, imunização, lanche, música ao vivo e sorteio de brindes. A UPA da Terra Firme também prestou homenagens aos profissionais com um café da manhã.
Os profissionais de enfermagem e de assistência social da Sesma atuam desde a atenção básica, nas estratégias da família até urgências e emergências. No total, são 616 enfermeiros e 165 assistentes sociais que atuam na rede municipal de saúde. Na UPA da Sacramenta, são 23 enfermeiros e seis assistentes sociais. Na UPA de Icoaraci são 22 profissionais de enfermagem e oito assistentes sociais. Já na UPA da Terra Firme, esses números são, respectivamente, 41 e cinco.
Enfermagem - Curiosamente, a enfermagem entrou na vida de Siane Reis há três anos, quando ela exercia a função de contadora e começou a ter contato com área da saúde, na qual atua há 20 anos. “Meu interesse surgiu, fui buscar formação de enfermeira e acredito que minha missão é cuidar do outro. No atendimento na saúde pública, temos que ter esse olhar mais cuidadoso, de estar atento às necessidades do paciente como um todo e saber orientar para a especialidade adequada”, destaca Siane, coordenadora da enfermagem da UPA da Sacramenta, onde atuam 23 enfermeiros.
Há três anos, Edilene Guimarães atua como enfermeira, mas há dez anos se dedica ao segmento da saúde pública. Ela já passou pela área de atenção básica, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi gerente de Unidade de Saúde e de Estratégia da Família, antes de chegar à coordenação do setor da enfermagem da UPA Icoaraci.
Para Edilene, a dedicação dos enfermeiros é 24 horas por dia. “Nossa missão é prestar uma boa assistência ao paciente, desde a entrada até a saída dele no hospital, nos colocando no lugar dele. Ver esse paciente sair daqui, recuperado ou bem encaminhado para dar continuidade ao tratamento, é gratificante”, ressalta a enfermeira.
Assistência Social - Para Adriely Raiol, assistente social da UPA da Sacramenta há nove anos, a importância dessa profissão na rede pública está no acolhimento do paciente e na garantia dos direitos à saúde. “Nosso papel é olhar para o outro e servir, buscar dar acesso aos serviços de saúde, sabendo orientar sobre o que o paciente tem direito na unidade, desde o acolhimento até às internações. Também trabalhamos com orientações em saúde e conhecemos todos os fluxos da rede”, detalhou Adriely, que coordena da assistência social da UPA.
Com 10 anos de formação, a assistente social Aline Pinheiro atua há sete na UPA de Icoaraci, onde conseguiu o primeiro emprego na profissão que escolheu. Ela concorda que a missão da dos assistentes sociais é cuidar e enxergar a realidade em volta do paciente. “Buscamos sempre olhar além do aparente, porque, muitas das vezes, tem algo mais importante por trás do que trouxe o paciente, como uma violação de direitos. Temos que acionar toda uma rede para dar suporte a esse paciente”, acredita Aline.
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário