Brasil tem dia péssimo em Itapema e avança às quartas de final apenas no feminino
ESPORTES
Das dezesseis duplas inscritas no torneio, apenas duas seguem em condições de conquistar a etapa. São elas: Ágatha/Duda e Talita/Taiana. Confira como foi o dia frustante para os brasileiros
Fonte: Globo Esporte
Foto:FIVB Divulgação
Parte do processo seletivo para Tóquio 2020, a etapa de Itapema do Circuito Mundial de Vôlei de Praia reservou fortes emoções nesta sexta-feira. Os brasileiros foram castigados pelo processo constante de evolução das duplas europeias. Dono de 13 pódios nas Olimpíadas, com mais de um terço das 36 medalhas disputadas na história dos Jogos, o Brasil chega às quartas de final do torneio com apenas duas duplas, tendo começado a etapa com 16 representantes do país. Detalhe, que nenhuma dupla masculina conseguiu passar das oitavas.
- O mundo está evoluindo no vôlei de praia. Os europeus estão investindo, criando comissões técnicas. Eles estão melhores e passando a dominar o cenário mundial. O problema do Brasil, além do mérito dos europeus, está na falta de tempo para trabalhar. No masculino muitas duplas mudaram recentemente. Ainda falta entrosamento, mas não há tempo para isso, a corrida Olímpica e logo Tóquio já está aí - disse Evandro.
No feminino, Ágatha/Duda e Talita/Taiana passaram pelas oitavas de final com êxito. Campeãs da mesma etapa em 2018, a paranaense e a sergipana penaram para vencer as espanholas Liliana e Elsa. Mas, de virada, fecharam o jogo em 2 sets a 1, parciais 19/21, 21/17 e 15/13. Taiana e Talita não tiveram o mesmo desgaste e superaram as também brasileiras - e campeãs da última etapa quatro estrelas do Circuito Mundial. Vitória diante de Ana Patrícia e Rebecca em 2 sets a 0, parciais 21/16 e 21/13.
Ágatha e Duda em ação em Itapema — Foto: Divulgação FIVB
Além de Ana Patrícia e Rebecca, se despedem do torneio na mesma fase a dupla Bárbara Seixas/Fernanda Berti e Maria Elisa/Carol Solberg. Lembrando que os resultados nas areias catarinenses ajudarão a definir os classificados para Tóquio 2020. Em fevereiro do próximo ano, duas duplas por gênero se credenciarão para os Jogos no Japão. A conta é simples: se classifica quem alcança os melhores resultados num total de dez torneios válidos pelo Circuito Mundial e Campeonato Mundial, que este ano acontece em Hamburgo, na Alemanha.
No masculino, a situação foi ainda mais crítica. Dos oito atletas que se inscreveram para disputar o torneio, nenhum conseguiu sobreviver às oitavas de final. André e George foram atropelados pelos poloneses Kantor e Losiak. E Bruno Schmidt e Evandro também passaram longe da classificação contra os holandeses Van de Velde e Christiaan Varenhorst. Confira resultados das oitavas de final abaixo.
- Eu assumo a responsabilidade da derrota de hoje. Acho que nesse caso a gente errou mais do que eles acertaram. Não tiveram tanto mérito. Agora é pensar além e focar na próxima etapa, que acontece na China semana que vem já - comentou Evandro sobre a derrota.
Com a etapa em Itapema, agora já são três torneios disputados pela corrida olímpica do Brasil (Doha, no entanto, só teve masculino). E o diagnóstico até aqui é de preocupação. Aponta não só uma queda no rendimento dos brasileiros, que sempre foram uma referência mundial na modalidade, bem como apresenta as duplas europeias como as grandes sensações do momento. Sem o mesmo talento bruto, mas com grande disposição física – muitos atletas são muito altos e fortes -, os times do velho continente passaram a dominar o Circuito.
Para exemplificar essa decadência brasileira, o país no masculino ainda não conseguiu passar sequer das oitavas de final em uma etapa do Circuito Mundial desde o início da corrida olímpica. No feminino, no entanto, Ana Patrícia e Rebecca ficaram com o título de Xiamen.
Resultados Oitavas de Final
FemininoMaria Elisa/Carol (BRA) 0x2 Pavan/Melissa (CAN) - 16/21 e 8/21 Bansley/Brandie (CAN) 2x0 Barbara/Fernanda (BRA) - 21/17 e 21/17 Ana Patrícia/Rebecca (BRA) 0x2 Taiana/Talita (BRA) - 16/21 e 13/21 Agatha/Duda (BRA) 2x1 Liliana/Elsa (ESP) - 19/21, 21/17 e 15/13
MasculinoKantor/Losiak (POL) 2x0 Andre/George (BRA) - 21/15 e 21/14 Evandro/Bruno (BRA) 0x2 Varenhorst/Van de Velde - 17/21 e 19/21
Nenhum comentário:
Postar um comentário