sábado, 6 de abril de 2019

Vacina contra gripe: campanha no DF começa em 10 de abril

SAÚDE DF
Na primeira fase, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos devem ser imunizadas. Meta é atingir 778,6 mil pessoas.


Criança é vacina contra a gripe A em posto de saúde — Foto: Igor Mota/Amazônia Hoje
A campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima quarta-feira (10) no Distrito Federal. Nesta primeira fase, devem ser vacinadas as crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e mulheres grávidas; os idosos passam a fazer parte do segundo grupo atendido na campanha (entenda abaixo).
Entre 22 de abril e 31 de maio, a vacinação será aberta ao restante dos moradores do DF. Segundo a Secretaria de Saúde, a meta é imunizar até 90% do público-alvo, ou seja, 778,6 mil pessoas.
Nesse período, 130 salas de vacinação irão atender as pessoas das 8h às 17h. Até a última atualização desta reportagem, 221,2 mil doses da vacina (26,3% do total) já estavam disponíveis. A estimativa é que sejam entregues 841 mil kits até o fim da campanha.
Pessoas doentes e que estejam acamadas ou internadas em hospitais podem agendar o recebimento da vacina pelo telefone 160 a partir de 10 de abril.
"O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo", diz o governo.
"É importante receber uma nova dose anual porque a composição da vacina muda de acordo com o vírus circulante."
Vacina contra a gripe, em imagem de arquivo — Foto: Reprodução/TV Globo
Vacina contra a gripe, em imagem de arquivo — Foto: Reprodução/TV Globo


Dia D: 4 de maio

O Dia D da campanha de vacinação contra a a gripe está marcado para 4 de maio, um sábado. Na data, 111 salas de vacinação vão estar em funcionamento, das 8h às 17h no DF.
Quem pode vacinar no dia D
  • Gestantes e puérperas (mulher que deu à luz há bem pouco tempo)
  • Crianças de um a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Trabalhadores de saúde
  • Povos indígenas
  • Idosos
  • Professores de escolas públicas e privadas
  • Pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
  • Funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade

Vacinas em dia

A novidade deste ano é que o Ministério da Saúde decidiu ampliar o público-alvo para faixa etária de 6 anos incompletos. Antes só eram vacinados menores de 5 anos. Os idosos também deixaram de ser "grupo prioritário" e só vão ser imunizados a partir de 22 de abril.
Durante a campanha, será possível receber outras doses de vacinas para crianças, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias e gestantes. A proposta do governo é vacinação contra a gripe para atualizar os cartões de imunização.
A Secretaria de Saúde espera alcançar 65 mil bebês de até seis meses e menores de dois anos, além de 156,8 mil crianças de dois até cinco anos e 32,5 mil mulheres grávidas.

Gripe no DF

De janeiro a março desta ano, o DF registrou 151 casos de síndrome respiratória considerada "aguda e grave". Desse total, quatro pacientes foram diagnosticados como infectados pelo vírus H1N1. No ano passado foram 639 casos graves de gripe, sendo 72 por H1N1.

Influenza no país

Em 2018, foram 6.678 casos de influenza em todo o país, com 1.370 óbitos. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por influenza no Brasil está em 0,66 por 100 mil habitantes.

FONTE: G1 DF E TV GLOBO
























Nenhum comentário:

Postar um comentário