quarta-feira, 3 de abril de 2019

Cine Olympia completa 107 anos com programação diversificada

PARÁ
Sessões ocorrem de terça a sexta-feira, às 18h30 e aos sábados, domingos e feriados, às 16h30. A entrada é gratuita.

Cine Olympia completa 107 anos de inauguração. — Foto: Acervo Cine Olympia/Divulgação
Cinema Olympia, em Belém, completa 107 anos de inauguração no próximo dia 24 de abril e, para comemorar a data, no mês de aniversário haverá mostras especiais. As sessões são gratuitas e ocorrem de terça a sexta-feira, às 18h30 e aos sábados, domingos e feriados, às 16h30.
No dia 24, data do aniversário, a programação começa às 17h30, no hall de entrada, com “A Música na Sétima Arte”, apresentando trilhas sonoras de filmes com a DJ Laura Figueiró. Na sala de exibição, às 18h, haverá uma cerimônia com apresentação de “A Dança na Sétima Arte”, com a Companhia de Dança Lana Santos, exibindo coreografias de filmes musicais.
O cinema paraense ganha espaço com a exibição do filme curta metragem de animação “Allegro, Pero no Mucho”, direção de Cássio Tavernard. Depois, terá o lançamento do longa metragem “Mestre Cupijó e seu Ritmo”, documentário musical dirigido por Jorane Castro.

Mais antigo em funcionamento

O Cine Olympia é considerado o cinema mais antigo em funcionamento no país. O espaço foi fundado em 24 de abril de 1912 pelos empresários Carlos Teixeira e Antonio Martins, donos do Grande Hotel e do Palace Theatre. Depois da medida extrema do proprietário do lugar, o cinema fechou em 2006, e a Prefeitura de Belém resolveu atender aos apelos da sociedade, que compareceu em massa à sessão de despedida, assinando um contrato com o proprietário da casa para mantê-la como espaço cultural.
Foto antiga mostra sala de exibição do Olympia. — Foto: Acervo Cine Olympia/DivulgaçãoFoto antiga mostra sala de exibição do Olympia. — Foto: Acervo Cine Olympia/Divulgação
Foto antiga mostra sala de exibição do Olympia. — Foto: Acervo Cine Olympia/Divulgação

Programação de abril

A programação está diversificada durante todo o mês. Até o dia 10 de abril, continua em cartaz a comédia “Toni Erdmann”.
No dia 9, a atração é o projeto Cinema e Música, que exibe filmes silenciosos com acompanhamento musical, ao vivo, do pianista Paulo José Campos de Melo como o longa “Da Manjedoura à Cruz”, de 1912.
De 11 a 17, o cinema exibe, dentro da programação da Semana da Língua Alemã, uma mostra de filmes alemães de produção mais recente, com classificação indicativa de 16 anos.
Já no dia 18 de abril, fazendo alusão à Semana Santa, será exibido o tradicional “A Paixão de Cristo”, direção de Ferdinand Zacca. Na Sexta-Feira Santa, não haverá sessão no Cine Olympia.
De 20 a 23, terá uma mostra de suspense e terror com três filmes dirigidos e produzidos por Val Lewton, de 1942 e 1946. No dia 24 terá a programação especial de aniversário.
Encerrando o mês de abril, a partir do dia 25, haverá a exibição de “Berlim Alexanderplatz” (“A Praça Alexandre”), filme em 14 episódios, dirigido por Rainer Werner Fassbinder. ” Os últimos episódios serão exibidos no início de maio".
O filme “Toni Erdmann” fica em cartaz até o dia 10 de abril . — Foto: DivulgaçãoO filme “Toni Erdmann” fica em cartaz até o dia 10 de abril . — Foto: DivulgaçãoO filme “Toni Erdmann” fica em cartaz até o dia 10 de abril . — Foto: Divulgação

Serviço

Programação de aniversário do Cine Olympia
Sessões de terça a sexta-feira, às 18h30; sábados, domingos e feriados, às 16h30
A programação completa está na Agência Belém
Entrada gratuita.


    FONTE: G1 PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário