As ações fazem parte do cronograma de atividades para a campanha nacional de vacinação contra a influenza (Fotos: Claudia Ferreira)
Jornalista: Jamile Carvalho
Na tarde desta quinta-feira, 21, a Prefeitura de Boa Vista deu início a capacitação dos profissionais de saúde sobre a ocorrência de casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave. A capacitação com médicos e enfermeiros segue até sexta-feira, 22, e está sendo ministrada pela médica infectologista do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), Dra. Alessandra Martins.
As equipes estão sendo orientadas sobre o protocolo de manejo clínico e tratamento, bem como vigilância e adoção das medidas de prevenção e controle da doença preconizada pelo Ministério da Saúde. A ação faz parte das estratégias da prefeitura voltadas para a campanha nacional de vacinação contra a influenza, assim que o município receber os insumos e as doses da vacina, repassadas pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a coordenadora municipal de vigilância da influenza, Thalita Siqueira, a capacitação para os profissionais é fundamental, já que a atenção básica é a primeira porta de entrada do pacientes.
Thalita Siqueira - Coordenadora municipal de vigilância da influenza da Secretaria Municipal de Saúde
“Eles estão recebendo essa atualização sobre o manejo clínico e tratamento da doença, estando assim preparados para atender os pacientes que chegam nas unidades como casos suspeitos de Síndrome Gripal, principalmente H1N1. Nós estamos alertas ao surto que está acontecendo no Amazonas, estado vizinho e, por isso, resolvemos nos antecipar e desenvolver uma série de ações preventivas, sendo uma delas a capacitação. Além da capacitação já foram enviadas orientações e alertas para a rede básica e hospitalar para que os profissionais realizem medidas de controle e prevenção em suas unidades”, disse.
Para a enfermeira da unidade do São Vicente Nayllana Bonfim, a capacitação é um momento importante, pois traz conhecimento e novas informações sobre o manejo clínico da gripe.
“É de suma importância que a prefeitura faça essa capacitação, para identificar os sinais e sintomas da doença, como temos os casos aí em Manaus. Temos uma demanda grande tanto de brasileiros como de estrangeiros aqui no estado, o ideal é prevenir”, frisou.
Campanha - A campanha é destinada aos grupos prioritários: idosos a partir de 60 anos; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; grupo pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde com sociedades científicas); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e professores das escolas públicas e privadas.
Mais capacitação – De 25 a 28, os agentes comunitários de saúde recebem capacitação sobre vigilância da influenza e importância da vacinação dos grupos prioritários. De 26 a 27, será a vez dos vacinadores, enfermeiros e coordenadores de saúde sobre a campanha nacional de vacinação contra a influenza.
Com a orientação das equipes de saúde do município e o início da campanha de vacinação, Boa Vista pode prevenir as complicações da gripe nos grupos prioritários e iniciar o período de inverno sem maiores preocupações com a doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário