- Seduc/Governo do Tocantins
O protagonismo juvenil tem sido trabalhado de forma intensa nas escolas da rede estadual com vistas a despertar o espírito crítico e participativo nos estudantes. Ações como rodas de conversa, eleições e palestras são desenvolvidas pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs).
No Colégio Estadual 31 de março, de Lizarda, a equipe escolar promoveu atividades de incentivo aos estudantes. No mês de março, foi feita uma roda de conversa com os alunos que fazem parte do grêmio e representantes de turma para discussão sobre a importância da participação nas ações da escola, como explica a orientadora educacional, Laudilina Vogado: “Nós convidamos o veterinário Rogério Paes para uma palestra nos turnos matutino e vespertino sobre a importância do grêmio. Além disso, foram confeccionados cartazes para exposição sobre as temáticas de protagonismo juvenil”.
Na última terça-feira, 19, a escola realizou as eleições para escolha da nova gestão do grêmio estudantil, que, agora, planeja o desenvolvimento das ações apresentadas. A estudante Morgana Martins, da 1ª série do ensino médio, disse que as atividades são importantes para que haja desejo nos estudantes de contribuir com a escola. “Essas ações nos mostram que somos capazes de atuar e ajudar a escola. Temos responsabilidades e nossa força de vontade é capaz de melhorar o convívio, desenvolver ações para os alunos e toda a comunidade escolar”, informou.
Também ocorreram eleições do grêmio no Instituto Presbiteriano Araguaia, no Centro de Ensino Médio Bom Jesus e no Colégio Elesbão Lima, de Dueré, jurisdicionados à Diretoria Regional de Gurupi que está em processo de reestruturação dos Grêmios nas escolas.“Na DRE de Gurupi, estamos em preparação para realização da semana de mobilização do Grêmio Estudantil nas escolas. As unidades estão articulando ações de liderança, como palestras e encontros”, explicou Verny Oliveira Fucks, orientadora educacional da DRE.
Mobilização
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) planeja intensificar as ações voltadas para o Grêmio Estudantil e mobilizar os estudantes de todas as 13 Diretorias Regionais de Educação, como explica Guilherme Lucas, diretor de Políticas para Juventude. “Logo, finalizaremos os estudos a respeito da situação e como estão estruturados os grêmios estudantis. Neste novo ciclo, vamos dar voz definitiva e não parcial aos nossos jovens, para que eles possam apresentar seus interesses e agir por meio da participação democrática em parceria a Superintendência de Juventude, Esporte e Lazer. Buscaremos sempre o diálogo, para fazer deles um dos alicerces na gestão participativa das escolas. Vamos juntos em busca do verdadeiro protagonismo juvenil”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário