quinta-feira, 28 de março de 2019

Procon realiza atividade com adolescentes de Filadelfia para estimular o consumo consciente


27/03/2019 - ​Thaise Marques/Governo do Tocantins
Com dinamismo, interação e muita informação, o Procon do Tocantins, por meio do Núcleo de Atendimento de Araguaína, realizou, na manhã desta quarta-feira, 27, uma palestra sobre Direitos do Consumidor para alunos do 4º ao 8° ano da Escola Estadual Adeuvaldo de Oliveira Moraes, em Filadélfia.
Mais de 400 crianças e adolescentes puderam conhecer sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), seus direitos e como denunciar quando os mesmos não forem cumpridos. Na ocasião, os estudantes se comprometeram a ser fiscais mirins do Procon no município e reproduzir o aprendizado com pais, familiares e amigos.
Entre os assuntos abordados, técnicos do Procon explicaram quando é possível trocar um produto, o que é o preço abusivo e quando uma propaganda é considerada enganosa.  Para que os estudantes entendessem o trabalho da gerência de Fiscalização, um fiscal explicou a função e a importância dos serviços realizados. Pesquisas de preços, validade de produtos e verificação de denúncias, foram alguns dos exemplos citados.
O superintendente de Proteção aos Direitos do Consumidor, Walter Viana, explicou que essas orientações fazem toda a diferença na vida do cidadão na fase adulta, uma vez que elas contribuirão para torná-lo um consumidor consciente dos seus direitos. “A educação é a melhor maneira de ensinar os jovens sobre o consumo consciente. Esta parceria com as escolas, ao discutir os direitos do consumidor com os alunos, é mais uma ação que o Procon desenvolve para assegurar que o CDC seja cumprido”, destacou.
O diretor de Atendimento, Manoel Messias, reforçou que o projeto Fiscal Mirim é mais uma maneira de ensinar os estudantes a estarem atentos aos seus direitos. “É um público muito vulnerável, principalmente com a quantidade de informações que recebem nas mídias o tempo todo. O Fiscal Mirim é uma forma lúdica de fazer um compromisso com eles para atuarem e também que sejam responsáveis enquanto consumidor”, explicou Manoel.
Fiscal Mirim
O projeto Fiscal Mirim é realizado nos 11 núcleos do Procon nas unidades de ensino. Durante as atividades, as crianças estão recebendo material informativo que contém itens importantes que devem ser observados na hora das compras. A dinâmica do projeto é fazer com que os alunos se tornem fiscais na hora da compra de qualquer produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário