segunda-feira, 11 de março de 2019

MÊS DA MULHER: SEMAS PROMOVE AÇÕES PARA SERVIDORAS E USUÁRIAS

Mês da Mulher: Semas promove ações para servidoras e usuárias

Neste mês de março, a Diretoria de Promoção a Cidadania dos Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizará várias ações voltadas para valorização da mulher. As atividades, que fazem parte da programação da Prefeitura de Maceió para o Mês da Mulher, serão voltadas para servidoras municipais e usuárias dos serviços da Semas.
Iniciando a programação, nesta terça-feira (12) acontecerá o Projeto Dois Terços de Prosa Livre: Espaço Livre de Discriminação Social, Racial, Diversidade Sexual e de Gênero. O evento, voltado para servidores da Semas, vai discutir o tema e desenvolver ações educativas que possibilitem a eliminação de ações discriminatória em espaços públicos. A atividade acontecerá no miniauditório da Semas, a partir das 10h.
Na quinta-feira (14), será realizada a Feira de Serviço na Praça da Faculdade, das 8h às 14h, que ofertará serviços nas áreas de Assistência Social, Saúde, Justiça e autonomia. O evento é voltado para servidoras e usuários com maior índice de vulnerabilidade e risco social. A Semas levará os serviços do Cadastro Único e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Na área da assistência social e justiça, a advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (Creas) Poço, Rafaela Ambrósio, fará uma palestra sobre os serviços ofertados à população, como identificar que direitos estão sendo violados e como denunciar em caso de abusos. Também acontecerá uma palestra sobre empreendedorismo e autonomia da mulher. A Feira de serviços também oferece os serviços da Secretarias Municipais de Saúde (SMS), do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Superintendência de Transporte e Trânsito(SMTT) e Procon.
Na sexta-feira (15), acontecerá  o Seminário “Mulher Idosa no Processo de Envelhecimento”. O evento tem o objetivo de levantar questões relativas ao protagonismo da mulher idosa no ambiente familiar e econômico para alertar e conscientizar a sociedade para este processo. A palestra magna será ministrada pelo diretor do Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania, Leonardo Milhomem Rezende. O evento será realizado no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), localizado no bairro do Farol, de 8h às 14h.
Várias atividades foram programadas para servidoras e usuárias da Semas. Foto: Ascom Semas
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha,  as atividades foram pensadas para homenagear e valorizar as mulheres. “Além dos serviços nas áreas de Assistência Social, Saúde, Justiça e autonomia, acontecerão palestras e rodas de conversas abordando os direitos das mulheres,  refletindo sobre temas como o preconceito, a violência, o machismo e o  processo de envelhecimento. Por isso é muito importante  que as servidoras municipais e usuárias dos nossos serviços participem e aproveitem esses momentos que foram preparados especialmente para elas. As atividades fazem parte das ações da Prefeitura de Maceió voltadas à valorização da mulher, coordenadas pela primeira-dama Tatiana Palmeira”, destacou a gestora.
Próxima semana
No dia 20, acontecerá a palestra: Desigualdade de Gênero no Serviço Público: O Machismo Institucionalizado,  no miniauditório da Semas.  No dia 26 de março, também ocorrerá a mesma palestra no auditório da Prefeitura, no bairro do Jaraguá. O evento é voltado para os servidores municipais.
No dia 22 de março, o Workshop Diversas Feminilidades: Mulheres Além do seu Tempo terá oficinas e palestras sobre os direitos das mulheres dando  visibilidade às várias formas de ser mulher, sejam elas mulheres Cis, mulheres com deficiência, adolescentes, lésbicas, bissexuais, travestis, transgêneros, negras e idosas. O evento conatrá histórias de vidas que demonstram a construção social das diversas feminilidades. O workshop será realizado no auditório da Prefeitura de Maceió, das 8h às 14h, para servidores municipais, estudantes e usuários da Semas.
Encerrando o mês de valorização da mulher, acontecerá, no dia 29, uma Feira de Serviços no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Selma Bandeira, localizado no Benedito Bentes, das 8h às 14h. Serão ofertados aferição de pressão, teste de glicemia e palestra sobre saúde da mulher, realizados por técnicas da Universidade Tiradentes (Unit), serviços do Cadastro Único e Benefício de Prestação Continuada (BPC), e agendamento para a confecção da Carteira de Trabalho.
Vanessa Napoleão/ Ascom Semas

Nenhum comentário:

Postar um comentário