sexta-feira, 22 de março de 2019

Idosas atendidas pelo Cras-Bengui confeccionam objetos e trabalham a convivência

SOCIALIZAÇÃO


20/03/2019 15:01
Materiais reciclados, tesouras e doses de alegria e amor são a receita para a fabricação de pequenos objetos confeccionados por idosas atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social do Bengui (Cras), local mantido pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
Os risos e as brincadeiras se misturam com a delicadeza do corte e contorno dos papéis. “Eu amo este local. Faço tudo, gosto de aprender, cortar, conversar, e sinto muito falta quando não venho. Esse lugar me alegrou, depois que vim para cá tão triste”, comentou a aposentada Maria Nelvina da Silva, de 74 anos.
O grupo atendido pelo Cras- Bengui é de 40 idosas, moradoras do bairro do Bengui, que utilizam CDs, papéis, jornais, garrafas e outros materiais recicláveis para fabricar diversos objetos, explica a arte educadora do espaço, Rose Borges. “Trabalhamos muito com materiais recicláveis, procuramos reaproveitar tudo. Fazemos objetos para decoração, porta lenços, vasinhos e outros”, explicou.
A educadora explica que o objetivo da oficina é manter as idosas em atividade e proporcionar lazer e distração. “Tentamos mantê-las em convivência, tirá-las da situação de isolamento, porque muitas são viúvas e os filhos já não moram mais com elas. Esse é o momento delas, com muita brincadeira e risada”, detalhou.
Aprendizagem - Além da socialização e do acolhimento, a aprendizagem da confecção proporciona renda para algumas. A aposentada, Maria Cleide dos Santos, de 62 anos, usa tudo o que aprendeu para poder fabricar suas próprias peças e obter uma renda extra. “Aprendi a fazer crochê e pinturas. Como trabalho com vendas, eu aprendo aqui e faço em casa. Procuro ganhar uma renda extra. Antes ficava sozinha em casa, depois daqui, eu esqueço até os meus problemas”, brincou.     
O grupo se reúne de segunda a quinta-feira e participa também de diversas atividades, como passeios, rodas de conversas e palestras. Elas também são acompanhadas por uma equipe psicossocial, explica Ana Cleyde André, coordenadora do Cras Bengui. “Nós temos o Programa de Acompanhamento das Famílias que detecta o isolamento do idoso e o encaminha para o serviço de convivência. É um atendimento psicossocial”, destacou.
Cras - O Cras oferece o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) com a finalidade de proteger a família, com prevenção de ruptura de vínculos, promoção de acesso e usufruto de direitos fundamentais e contribuição com a melhoria da qualidade de vida das famílias. 
Serviço:
Os endereços dos 12 Cras do município são:
- Cras Aurá: rodovia BR-316, km 6 (Granja Modelo), Aurá.
- Cras Barreiro: travessa Djalma Dutra, 265, Telégrafo. 
- Cras Bengui: rua Betânia, alameda Ananindeua, casa 16-A, Bengui.
- Cras Cremação: avenida Alcindo Cacela, 2993 (praça Dalcídio Jurandir), Cremação.
- Cras Guamá: rua Augusto Correa, 494 (próximo ao 1º portão da UFPA), Guamá.
- Cras Icoaraci: rua Manoel Barata, 1104, Centro, Icoaraci.
- Cras Jurunas: rua dos Mundurucus, 360, entre travessa de Breves e avenida Bernardo Sayão, Jurunas.
- Cras Mosqueiro: travessa Francelino Santos (rua da Bateria), s/n, Farol, Mosqueiro.
- Cras Outeiro: travessa Evandro Bonna, 99, Itaiteua, Outeiro.
- Cras Pedreira: travessa Pirajá, s/n, avenida Pedro Miranda (Aldeia Amazônica), Pedreira.
- Cras Tapanã: avenida Augusto Montenegro, km 7, rua das Rosas, 194, Parque Verde.
- Cras Terra Firme: travessa Lomas Valentinas, 2585, Marco (entre Almirante Barroso e João Paulo II).
Texto:

Victor Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário