SEMPLAN - PARCERIA
SDR, FWF e SEMCASPI já têm projetos para serem executados
08/02/2019 - 14h44 Imprimir Envie por e-mail
Créditos: ASCOM/SEMPLAN
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretária Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), possui um convênio com o escritório modelo de Arquitetura e Urbanismo com alunos da Uninovafapi, que atua na elaboração de projetos que sejam de demanda popular e de interesse coletivo. O objetivo, além de prestar serviços à sociedade, é aproximar os alunos de demandas reais do contexto em que estão inseridos. O convênio é gratuito e não tem custos para a Prefeitura.
Para a seleção das demandas, leva-se em consideração a complexidade, a necessidade de tempo e o interesse social, pois o escritório modelo funciona em período letivo. Nessa quinta-feira (07), demandas apresentadas pela SDR, SEMCASPI e Fundação Wall Ferrraz (FWF), foram discutidas e as que mais se adaptaram a forma de trabalho do escritório foram selecionadas.
CRAS Espaço Família Cidadã (Sul IV), Centro de Convivência Prof. Marlene Sousa, Casa Reencontro e Centro de Convivência Vila Bandeirante foram demandas da SEMCASPI aprovadas e terão projetos para reforma e ampliação dos locais. A SDR terá a criação dos projetos da Feira Agroecológica da Ponte Estaiada e de Agroindústria das comunidades Alegria e Serra do Gavião. Na FWF, será realizado o levantamento arquitetônico do prédio da fundação para identificar irregularidades e posteriormente a criação do projeto de reforma do local. Outras demandas estão sendo analisadas e também podem ser selecionadas.
“É um convênio extremamente bem-vindo. A Prefeitura tem interesse de envolver a academia e os alunos de Arquitetura e Urbanismo com a sociedade. Selecionamos projetos que beneficiarão diretamente a população e com a parceria conseguimos atender a um número maior de demandas. Além disso, a população recebe nos projetos um carinho especial que vêm do entusiasmo dos alunos”, disse Gabriela Uchôa, coordenadora da Agenda Teresina 2030 e responsável pela seleção das demandas.
Rafaela Rocha Soares, professora de estágio no Centro Universitário Uninovafapi, ressalta a importância que o convênio tem para os estudantes e para a sociedade. “A nossa parceria tem fortalecido uma conexão fundamental entre a academia e o mundo profissional na produção de projetos e produtos. Esse convênio é de grande importância pois visa construir para sociedade. Temos uma forma diferente de pensar a questão arquitetônica, pois buscamos um amadurecimento para elaboração de produtos que sejam viáveis para o mercado, seja institucional, privado ou qualquer outro braço da sociedade”, destacou.
“Deixamos o convite para que outras instituições possam criar e estruturar escritórios modelos, para que possam trabalhar com demandas reais da população”, concluiu Gabriela Uchôa.
Compartilhe está postagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário