FMS - ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR
Crianças da rede municipal de ensino com algum tipo de dificuldade de aprendizagem são atendidas no Centro
Créditos: FMS
O Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM) iniciou os atendimentos deste ano. A meta é realizar até o final de 2019 aproximadamente nove mil sessões de terapias multidisciplinares, atendendo a crianças que estudam na rede municipal de ensino e que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem.
“Nossa meta para 2019 é realizar 1.400 consultas médicas, sendo 600 novas consultas e 800 retornos, além de marcar 3.500 exames e consultas. Aqui também fazemos encaminhamentos para tratamentos ortodônticos e para recebimento de óculos pelo Sistema Único de Saúde, que são formas complementares de tratamento. O intuito é sempre melhorar o aprendizado dessas crianças”, explica Daniella Escórcio, diretora do Centro.
O Centro de Atendimento Multidisciplinar é um serviço integrado que oferta serviços em neurologia, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Além destes, ainda há encaminhamentos para recebimento de vales transporte, tratamento ortodôntico e oftalmológico. Em 2018 o Centro disponibilizou aos responsáveis em levar as crianças ao local o total 9.152 vales transporte.
Para Francisca Martins, avó de Kauane Vitória, de sete anos, o serviço ofertado pelo CMAM soma-se aos esforços da família em melhorar o desempenho escolar da menina. “Ela era muito inquieta, não tinha boas notas. Agora ela consegue se concentrar e melhorou na escola, assim como em casa. Vamos continuar o tratamento até o final”, afirma.
“A Joseane, segundo os médicos, é hiperativa. Estamos há um ano em tratamento aqui no Centro e já noto muito avanço dela na escola. Ela não conhecia todo o alfabeto e agora sabe, já está começando a juntar as letras. É algo devagar, mas que dá resultado. Aqui todos os serviços são em um só local, tudo marcado e com atendimento garantido. Hoje mesmo estamos sendo atendidas pela psicopedagoga, pela neuropediatra e pela terapeuta ocupacional”, informa Roseane Batista, mãe de Joseane Batista, de 8 anos.
O Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar Professora Ceiça Carvalho é um serviço articulado entre profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Fundação Municipal de Saúde (FMS). Os trabalhos do Centro foram iniciados em abril de 2017. O serviço é pioneiro na região Nordeste, acompanhando de forma multidisciplinar crianças da rede pública municipal com algum tipo de dificuldade de aprendizagem, como dislexia, disgrafia, discalculia, disortografia e transtornos neurológicos (TDAH, distúrbios articulatórios e transtornos emocionais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário