terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Governo promove parceria entre órgãos para intensificar fiscalização em Mato Grosso

Governo promove parceria entre órgãos para intensificar fiscalização em Mato Grosso

No Estado, há 67 barragens cadastradas e vistoriadas com frequência desde 2012, sendo a última fiscalização realizada no final do ano passado.
Evelyn Ribeiro Gcom-MT

Governador Mauro Mendes (centro) se reuniu com a secretária da Sema, Mauren Lazaretti (à direita), e com o gerente da ANM-MT, Serafim Melo (segundo à esquerda) - Foto por: Marcos Vergueiro
Governador Mauro Mendes (centro) se reuniu com a secretária da Sema, Mauren Lazaretti (à direita), e com o gerente da ANM-MT, Serafim Melo (segundo à esquerda)
A | A
O governador Mauro Mendes e a secretária Estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti (Sema), estiveram reunidos nesta segunda-feira (28.01) com o gerente regional da Agência Nacional de Mineração em Mato Grosso (ANM-MT), Serafim Carvalho Melo, para discutir parcerias na intensificação da fiscalização de barragens de mineração em Mato Grosso.
A proposta visa evitar catástrofes ambientais, como o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro. Um termo de cooperação técnica deve ser firmado nos próximos 15 dias. A Sema atuará com as licenças ambientais e a Agência de Mineração com a fiscalização e mapeamento das barragens.
Em Mato Grosso, há 67 barragens cadastradas e vistoriadas. Destas, apenas a barragem BR Ismael, localizada em Poconé, está interditada por conta de irregularidades. 
“Para que possamos equalizar efetivamente as ações de fiscalização é importante que os dois órgãos se reúnam em forma de cooperação, visando dar o devido tratamento que o assunto merece e atuarmos de forma preventiva, com medidas de segurança”, ressaltou Mauren Lazzaretti, que frisou que uma das ferramentas a ser utilizada na fiscalização será o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
De acordo com o com o gerente regional da Agência Nacional de Mineração, Serafim Carvalho Melo, no Estado a fiscalização nesta área de barragens é feita com frequência desde 2012, sendo a última realizada no final do ano passado. 
“A fiscalização ocorre regularmente e este será um trabalho que abrangerá tanto a parte de mineração como a parte hídrica, como balneários e aproveitamento de água. O cadastramento é feito a partir das informações das empresas de mineração sob as quais temos todo conhecimento da atividade”, explicou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário