ALIMENTAÇÃO
De receitas a propriedades para a saúde, saiba tudo sobre o coentro e suas sementes
![]() |
REPRODUÇÃO |
Nem uva-passa, nem pimenta. De uns tempos para cá, poucos ingredientes culinários são tão polêmicos quanto o coentro. Mas, afinal, o que há nessa erva tão querida nas regiões Norte e Nordeste do país para gerar reações tão exacerbadas de amor e ódio?
De acordo com alguns estudos, a resposta pode estar na genética. “Parte do processo pode ser explicado pela presença ou não de alguns genes de receptores olfativos como o OR6A2, que está diretamente ligado a um receptor sensível a aldeídos presentes no coentro. Então, se o cheiro incomoda, o paladar é influenciado”, explica a nutricionista Andrea Burgos, formada pela Universidade Federal da Bahia.
Mas, a questão genética responde por apenas uma minoria dos casos. Nos outros, o que existe mesmo é a resistência comportamental. “Se os pais da criança não a educarem desde cedo a experimentar, há uma tendência em recusar ou estranhar futuramente.”, alerta a nutricionista Nathália D’Abruzzo, pós-graduada em Nutrição Humana e Terapia Nutricional.
Isso explica por que o coentro faz tanto sucesso em algumas regiões do país e em outras não, já que, diferente do que a discrepância no consumo pode fazer pensar, a erva cresce e está disponível no país inteiro.
Dito isso, se você é do time que não gosta ou não tem costume de comer coentro, e não vê motivos para começar a consumi-lo, esta matéria está aqui para tentar abrir sua cabeça em relação a este ingrediente tão benéfico à saúde! Já se você adora, continue lendo para saber mais sobre seus benefícios e, quem sabe, aprender algumas receitas para acrescentar no dia a dia.
FONTE: DICAS DE MULHER
Nenhum comentário:
Postar um comentário