terça-feira, 18 de dezembro de 2018

UnB é única do DF a receber nota máxima do MEC

EDUCAÇÃO 
Foi analisado desempenho de 50 instituições de ensino superior da capital federal. Índice Geral de Cursos vai de 1 a 5.
Alunos na entrada do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Secom/UnB
A Universidade de Brasília (UnB) é o único estabelecimento de ensino superior do Distrito Federal a receber a nota máxima do Ministério da Educação: 5.
Divulgado nesta terça-feira (18), o Índice Geral de Cursos (IGC) é calculado com base na avaliação de todos os cursos ofertados aos alunos, nos últimos três anos.
O levantamento do ministério avaliou 50 instituições do DF. Veja o ranking:
  • Só a UnB tem nota 5,
  • 15 delas estão com nota 4,
  • 22 fecharam com nota 3
  • 10 tiveram nota 2.
  • Apenas 2 estabelecimentos não receberam nota.
O motivo de estes dois locais não terem recebido nota não foi divulgado pelo MEC.
Alunos no Instituto Central de Ciências (ICC) da Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Secom/UnBAlunos no Instituto Central de Ciências (ICC) da Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Secom/UnBAlunos no Instituto Central de Ciências (ICC) da Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Secom/UnB


Por curso

O ministério também avaliou parte dos cursos oferecidos por estes estabelecimentos. Ao todo, foram analisados 230 cursos (incluindo bacharelado e licenciatura), em 31 áreas diferentes.
Somente três deles receberam nota máxima do Conceito Preliminar de Curso (CPC). São os de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistema – dois deles no Iesb e um no UDF.
Apenas um curso ficou com a nota mínima. É o de tecnologia em gestão da tecnologia da informação do Senai, com nota 1.
Apesar de a UnB ter tirado a nota máxima geral no ranking geral das universidades, ao analisar somente este grupo de cursos específico, todos eles ficaram com nota 3.
Para calcular o CPC, o MEC faz um pente-fino em um grupo de curso a cada três anos. Ou seja, eles só são reavaliados três anos depois. A ideia, então, é dar nota a todos os cursos oferecidos durante esse ciclo.
O CPC considera a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o perfil dos professores, como titulação e regime de trabalho deles. Já o IGC também analisa o desempenho da pós-graduação.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário