segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Servidores municipais representam Palmas na Especialização em Desenvolvimento Local na Enap


Redação Agtur


Os três servidores municipais que foram aprovados na seleção em nível nacional para formação da primeira turma da especialização lato sensu em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ofertada pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), estão em Brasília, representando o município de Palmas. Duas servidoras selecionadas são da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA): Loane Ariela Cavalvante e Roseanne Veloso de Camargo; já James Possapp, integra a equipe da Agência Municipal de Turismo (Agtur).


Este primeiro módulo, que teve início no mês de novembro, será finalizado na próxima sexta-feira, 14. As aulas acontecem na sede da Enap, na Capital Federal, e tem apoio de diversos parceiros institucionais.


A especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável tem como objetivo contribuir para a ampliação das capacidades dos municípios brasileiros em promover estratégias de desenvolvimento local, a partir do aperfeiçoamento da gestão pública e do aprimoramento da elaboração de políticas públicas que dialoguem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, estabelecidos no âmbito da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Trata-se de um curso com 408 horas/aulas, composto por três módulos, que ao final os participantes terão 120 dias para preparar uma proposta de intervenção nos seus municípios, à luz de tudo de todo conteúdo apresentado durante o curso.


Referência


Palmas é destaque na região Norte como cidade que mais promove políticas públicas eficientes e integradas em prol do desenvolvimento sustentável, sendo reconhecida pelo prêmio Connected Smart Cities – Cidade do futuro no Brasil. A Capital foi escolhida para participar da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) tendo como resultado a execução de três profundos estudos sobre a cidade compilados no Plano de Ação Palmas Sustentável.


Um dos exemplos de projetos estudados é o programa Palmas Solar, uma legislação pioneira de incentivo à incorporação de conceitos de energias renováveis no Município que garante incentivos para investimento privado no modelo de geração de energia sustentável, entre outros.


Servidores


Duas servidoras selecionadas, Loane Ariela Cavalvante e Roseanne Veloso de Camargo, atuam na Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMAP), na Divisão de Unidades de Conservação e na Gerência de Projetos Ambientais, respectivamente. Já James Possapp, que também integra os servidores aprovados para o curso, trabalha na Agência Municipal de Turismo (Agtur), na Diretoria de Estruturação Turística. “Estamos tendo a oportunidade de conhecer a realidade de municípios de todo o país, tendo acesso a conteúdos riquíssimos”, enfatizou Possapp, acrescentando que Palmas tem iniciativas efetivas em andamento. “Precisamos reunir esses projetos e alinhar políticas públicas numa plataforma comum para permitir o acompanhamento efetivo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Palmas, e comunicar esse trabalho à nossa sociedade”, enfatiza Possapp.


O curso


A especialização está sendo viabilizada pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), bem como de parceiros como o Ministério dos Direitos Humanos (MDH), a Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov), o Instituto República, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), a Fundação Lemann, a Comunitas, o Instituto Humanize, a Fundação Brava, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).





Edição e postagem: Lorena Karlla

Nenhum comentário:

Postar um comentário