Acreditação
01/12/2018 10:30h
Cerca de 50 profissionais que atuam nos hospitais públicos gerenciados pela Pró-Saúde no Pará participaram do Curso de Atualização para Avaliadores Internos - Manual ONA versão 2018/2022, voltado à capacitação pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O evento foi realizado no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua – Região Metropolitana de Belém -, nos dias 26 e 27 de novembro.
Com o objetivo de interpretar o Manual Brasileiro de Acreditação – ONA e suas interrelações, sob a ótica do avaliador e como referência para as avaliações, o curso foi aplicado pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente Corporativo (NQSP-C), da Pró-Saúde.
Durante o treinamento, ministrado pela coordenadora do Núcleo de Qualidade, Luciane de Falchi Carrano de Oliveira, foram trabalhadas noções de interpretação do manual, de acordo com os princípios e práticas de planejamento e execução de avaliação de Sistemas de Gestão Médico-Assistencial e da Qualidade, voltadas ao ambiente de uma instituição prestadora de serviços na área de saúde.
O curso envolveu exercícios e estudos de caso, análises conjuntas e debates sobre os assuntos abordados. De acordo com Luciana de Oliveira, o objetivo foi estimular o entendimento e a reflexão sobre a nova metodologia, adotada desde julho de 2018, de forma clara e objetiva.
“A integração entre os hospitais, que na grande maioria já é certificada, é algo que nos fortalece muito como instituição Pró-Saúde e agrega valor a todos os envolvidos. Com as experiências de cada um, identificamos e compartilhamos as boas práticas de cada hospital, que podem ser inspirações”, destacou a coordenadora.
Para o diretor Hospitalar do HMUE, Itamar Monteiro, o encontro com profissionais de outras unidades administradas pela Pró-Saúde ajudou a conhecer outras realidades, dividir conhecimentos e mostrar um pouco dos desafios e sucessos do Hospital Metropolitano. “Foi muito bom para que todos juntos possamos compreender e aplicar a nova metodologia de certificação, e a partir deste conhecimento nos adequar, levando para o dia a dia do hospital as novas diretrizes, voltadas para a melhoria contínua dos processos”, ressaltou o gestor.
Hospital Acreditado - Em 2018, o Metropolitano se tornou o primeiro hospital público especializado em traumatologia e queimados do Norte do País a conquistar a certificação ONA 1 – Acreditado. O selo é conferido a instituições que atendem a critérios de segurança do paciente em toda a atividade hospitalar, englobando aspectos assistenciais e estruturais.
Para alcançar a ONA 1, a unidade percorreu um longo caminho, que incluiu mapeamento de processos, riscos da atividade hospitalar e adoção da interação de processos entre setores.
Unidades certificadas - Além do Hospital Metropolitano, mais cinco hospitais do Pará gerenciados pela Pró-Saúde possuem certificações ONA. Os hospitais Público Estadual Galileu (HPEG) e Oncológico Infantil Octávio Lobo receberam, em 2018, o certificado ONA 2 – Acreditado Pleno.
Os hospitais regionais Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, e do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, são os únicos Acreditados com Excelência (ONA 3), reconhecimento máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação.
Por Lilianne Villacorta
Nenhum comentário:
Postar um comentário