quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Principal reservatório do DF chega a 100% da capacidade e transborda



A última vez que isso ocorreu foi em abril de 2016

Publicado em 27/12/2018 - 14:46
Por Agência Brasil  Brasília
Pela primeira vez em 2 anos e 8 meses, a Barragem do Descoberto, que abastece mais de 60% do Distrito Federal (DF), atingiu hoje (27) 100% da capacidade e transbordou. A última vez que isso ocorreu foi em 9 de abril de 2016, mesmo ano em que teve início a crise hídrica no Distrito Federal, que levou ao racionamento de água. As informações são da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).
Mesmo com o transbordamento, as comportas na barragem não são abertas. Segundo a Adasa, a água que verteu vai para o fluxo normal do rio Descoberto.
Em junho deste ano, o Distrito Federal completou 513 dias de racionamento, que foi suspenso. No entanto, a Adasa ainda recomenda a manutenção das práticas de consumo racional da água.
Brasília - Barragem do Descoberto opera com volume útil da 23,7% da capacidade  (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Em novembro de 2017, o Descoberto atingiu 5,3% do volume útil – o mais baixo já registrado - Marcelo Camargo/Agência Brasil
No ano passado, o Descoberto viveu seu pior ano desde o início da série histórica em 1987, segundo a Adasa. Em 7 de novembro, atingiu 5,3% do volume útil – o mais baixo já registrado.
Nos últimos dias, a chuva tem sido constante no Distrito Federal colaborando para que a Barragem do Descoberto registre índices melhores do que os registrados em 2017. Desde o dia 19, o volume de água no reservatório se mantém acima de 60%.
Edição: Valéria Aguiar

DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.
Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário