sábado, 1 de dezembro de 2018

Fundação Cultural do Pará encerra oficina de Conservação e Acondicionamento de Jornais Antigos

Cultura

 


30/11/2018 18:23h
A biblioteca Arthur Vianna, da Fundação Cultural do Pará, encerrou sua última oficina de Conservação e Acondicionamento de Jornais Antigos de 2018. Ao todo foram cinco meses de oficina e aproximadamente 400 volumes de jornais conservados.
A proposta dessa oficina é a higienização e conservação dos jornais antigos para que os mesmos sejam posteriormente microfilmados e os usuários da biblioteca possam ter acesso a eles facilmente, sem o risco de danificar as páginas dos jornais, que são tão antigos que podem chegar a duzentos anos.
Waldinei Romano, técnico responsável pelo curso, explica que desde a primeira oficina, em julho, houve um aperfeiçoamento do processo de ensino e conservação, graças a contribuição de todos. “Quando o curso começou nós tínhamos uma ideia fixa de como conservar os jornais, inicialmente com a higienização e organização desse material, e já no primeiro mês tudo que fizemos foi ganhando uma melhoria muito grande porque o aprendizado foi em conjunto com os alunos, então chegar na última oficina do ano nos faz perceber como o trabalho ganhou muita qualidade e foi aprimorado”, detalha Romano.
De acordo com ele, nesses cinco meses de oficina foram atendidos aproximadamente 100 alunos divididos em oito turmas. “Os participantes foram responsáveis pelo tratamento de cerca de 300 a 400 volumes de jornais antigos. O que para poucos meses é um volume muito grande”, comemora o servidor.
Essa oficina faz parte da programação de cursos mensais da Biblioteca, envolvendo temas pertinentes como leitura, poesia, restauro de livros e conservação oferecidas gratuitamente em diferentes módulos mensais durante o ano.
Por Helena Saria

Nenhum comentário:

Postar um comentário