NOTÍCIAS
18/12/2018 - Thaís Souza / Governo do Tocantins
- Elias Oliveira/Governo do Tocantins
- Elias Oliveira/Governo do Tocantins
- Elias Oliveira/Governo do Tocantins
A equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc) discute com técnicos censitários das Diretorias Regionais de Educação (DRE), os dados educacionais e suas variáveis durante encontro nesta segunda e terça-feira, 17 e 18 de dezembro, em Palmas.
Durante a abertura, que aconteceu no auditório do Palácio Araguaia, a secretária de Estado da pasta, Adriana Aguiar, destacou a importância desses dados para a educação. “Os resultados são frutos do trabalho em equipe. Quando analisamos os dados, verificamos os déficits e os pontos positivos da nossa rede, fica mais fácil alcançarmos os objetivos propostos”, disse.
O Censo Escolar é uma pesquisa declaratória realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, que tem por objetivo realizar um amplo levantamento sobre a educação brasileira. É o mais importante levantamento estatístico educacional sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da educação básica e da educação profissional.
Segundo Osvaldo de Sá, gerente de Dados e Estatística da Seduc, o Censo é realizado em duas etapas. “Na primeira, feita em fevereiro, as equipes coletam informações sobre a situação do aluno em relação ao ano anterior. Nesta fase, são analisadas assiduidade, notas e evasão escolar. Em maio, o levantamento trabalha quatro eixos: cadastro escolar, que analisa a infraestrutura das unidades, cadastro docente, cadastro aluno e cadastro turmas”.
“Esse é um momento único, de grande importância para os gestores que estão à frente da educação, porque os dados do Censo Escolar servem para elaborar políticas públicas voltadas para a educação. Compreender sua importância faz com que novas ações possam ser tomadas para garantir a qualidade do ensino, bem como a valorização dos professores”, disse Davi Abrantes, diretor Regional de Educação de Gurupi.
O gerente de Educação Indígena, Waxiy Maluá Karajá, destacou a necessidade de disseminar as informações do Censo. “Se todos da equipe escolar compreenderem os índices, o planejamento anual das escolas será facilitado, assim como será possível sanar dúvidas da própria comunidade”.
Nessa segunda-feira, os técnicos participaram de palestras sobre Estatísticas Educacionais, com Osvaldo Dantas de Sá; Base Curricular do Ensino Médio, com a gerente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Wanessa Pimentel; e Avaliação do Convênio, com a equipe censitária.
Conforme programação, na terça-feira, 18, será discutida situação do aluno; perspectivas para o Censo Escolar 2019; boas práticas no Censo escolar e algumas orientações para a exploração dos dados com o uso de planilhas eletrônicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário