terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Donald Trump aceita fechar fundação acusada de irregularidades financeiras

MUNDO
Para procuradoria, a entidade funcionava como um cofre pessoal do presidente dos EUA

Donald Trump, presidente dos EUA, em reunião com governadores eleitos nos EUA — Foto: Brendan Smialowski/AFP
O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, aceitou fechar sua fundação de caridade, a Trump Foundation. A entidade é acusada de "persistente conduta ilegal", anunciou nesta terça-feira (18) a procuradora-geral de Nova York, Barbara Underwood.
Underwood informou que a fundação será dissolvida e seus bens serão distribuídos entre outras obras de caridade.
"É uma importante vitória para o império da lei, deixando claro que as regras são iguais para todos", afirmou a procuradora em um comunicado.
Segundo a Justiça, a fundação era usada pelo bilionário para pagar despesas pessoais. Em agosto, Amy Spitalnick, porta-voz de Underwood, escreveu em publicação no Twitter: "Como nosso processo detalhou, a Fundação Trump funcionou como um cofre pessoal para servir aos interesses empresariais e políticos de Trump".

A acusação

A ação judicial garante que Trump usava os ativos da fundação para pagar seus advogados, promover seus hotéis e negócios e comprar artigos pessoais. Também acusa a fundação de conduzir uma "extensa coordenação política ilegal" com a campanha presidencial de Trump.
O texto acusa a Fundação Donald J. Trump "de persistente e extensa coordenação política com a campanha presidencial, de repetidas e intencionais transações entre empresas do mesmo grupo em benefício dos interesses pessoais e empresariais de Trump e de violações das obrigações legais básicas para fundações sem fins lucrativos".

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário