Dezessete planos de saúde não podem mais ser vendidos a partir desta sexta-feira
SAÚDE Paciente é examinado Foto: Elza Fiúza/ABr
Extra
Passa a vigorar, nesta sexta-feira, dia 7, a proibição de comercialização de 17 planos de saúde pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Estão no grupo dez planos da Unimed-Rio. A suspensão de todos foi determinada há uma semana, no dia 30 de outubro.
O Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS considerou, para tomar a decisão de suspensão, 16.442 reclamações recebidas no terceiro trimestre de 2018, entre as quais negativa de cobertura e demora no atendimento.
Para voltarem a vender seus planos, as operadoras impactadas precisarão regularizar a assistência a seus beneficiários, que somam 156.600 pessoas. A decisão, no entanto, não afeta o atendimento dos usuários que já contraram os planos. A proibição vale apenas para a assinatura de novos contratos.
Questionada a respeito da decisão da agência reguladora anunciada na sexta-feira passada, a Unimed-Rio informou que a suspensão de comercialização de planos é feita de acordo com um cálculo percentual da ANS, e que a cooperativa tem "uma enorme gama de produtos, sendo que tal suspensão não traz qualquer impacto no atendimento a clientes, que permanece normalizado".
A cooperativa acrescentou que a suspensão não afeta o processo de crescimento da empresa. A Unimed-Rio ainda citou a elevação do rating da empresa para B pela Fitch Ratings, agência internacional de classificação de risco, o que demonstraria uma melhora significativa de gerenciamento e processos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário