terça-feira, 20 de novembro de 2018

Trabalhadores do SUS de Palmas apresentam experiências na 1ª Mostra de Vivências nos Territórios de Saúde do Tocantins


Redação Semus

Oito experiências de trabalho na área de saúde de Palmas foram selecionadas para a 1ª Mostra de Vivências nos Territórios de Saúde do Tocantins que acontece nesta quinta-feira, 22 , das 8 às 18 horas, na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (Etsus), na Capital.  Os trabalhos passaram por um processo seletivo e agora serão apresentados a toda a comunidade durante o evento.

Para a abertura da mostra está previsto momento cultural com a encenação de teatro com os agentes comunitários de Saúde do Centro de Saúde da Comunidade da Arno 33, em homenagem às Quebradeiras de Coco do Tocantins, exibição de vídeo, entre outras atividades. Durante a cerimônia o coordenador nacional do Projeto Saúde é Meu Lugar, Carlos Cesar Leal Xavier, que também é representante da Fiocruz, fará a apresentação da organização e a metodologia de trabalho da I Mostra.

A Mostra faz parte do projeto Saúde é Meu Lugar, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz, com o apoio do Ministério da Saúde e que no Tocantins tem como mobilizadores a Etsus e a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

O projeto Saúde é Meu Lugar é composto por três etapas: Mostra On-line, na qual as histórias são contadas na forma de textos, áudios, imagens ou vídeos, e publicadas nosite da mostra; Mostra Presencial, no mínimo uma em cada estado do País (no Tocantins acontece dia 22 de novembro), onde algumas histórias da Mostra On-line são apresentadas com o objetivo de disparar debates e discussões sobre a saúde nos territórios; e Mostra Permanente, na qual todas as histórias e outros produtos recolhidos, acolhidos e armazenados (em meios físicos ou digitais) permanecerão acessíveis a toda população brasileira no site da mostra e nas mídias.

O coordenador da Mostra e responsável pelo Núcleo de Articulação da Educação Permanente em Saúde na Etsus, André Henrique Ribeiro, ressalta que nos últimos meses a Etsus e a Fesp promoveram movimentos que estimularam os diversos trabalhadores do SUS no Estado a contarem suas histórias e experiências na saúde nos territórios. “São mais de 120 histórias do Tocantins relatadas no site do projeto e algumas delas foram selecionadas e serão apresentadas na 1ª Mostra de Vivências nos Territórios”, destaca.

A Mostra contará ainda com exposição de painéis e banners para visitação, sobre outros projetos e experiências postadas no site Saúde é Meu Lugar na forma de textos e imagens, e terá espaço reservado para apresentação de vídeos e áudios de projetos e experiências na saúde. “Os visitantes da Mostra poderão contar suas experiências e histórias na saúde, através de vídeos, áudios e textos que serão postados no site do projeto, sendo que para os que mais relatarem histórias serão entregues brindes do projeto Saúde é Meu Lugar, como almofadas, chaveiros, ímãs, camisetas e o sorteio do troféu Pinion (mascote do projeto)”, informa o coordenador.


Acompanhe abaixo os trabalhos de Palmas que foram selecionados:

- Vou te contar... “Plantando saúde”, de Palmas;
- Era uma vez... Vivência da prática de oficinas problematizadoras trazendo a compreensão dos profissionais de saúde em relação aos estigmas do HIV, de Palmas;
- Vou te contar... Grupo de apoio à pessoa com sobrepeso e obesidade no território Kanela II, de Palmas;
- Vou te contar... Luta pela pessoa com doença Falciforme/DF seja respeitada e seus direitos atendidos, de Palmas;
- Então foi assim... Consultório na rua – A importância da escuta, de Palmas.




(Edição e postagem: Iara Cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário