terça-feira, 20 de novembro de 2018

Rotatórias melhoram o trânsito e ajudam a reduzir os conflitos nas vias da Capital; confira no #AgenteResponde


Redação Sesmu

O #AgenteResponde que vai ao ar nesta terça-feira, 20,  às 20 horas, no canal noYouTube, vai ensinar como o condutor deve agir corretamente nas rotatórias. Palmas é reconhecida por ser a última cidade planejada do Brasil, mas também é conhecida como a cidade das rotatórias. São cerca de 260 rotatórias planejadas, sendo que destas 215 já foram executadas e 45 estão em processo de execução. A cada 600 a 700 metros elas se espalham por todas as quadras do Plano Diretor e cumprem o papel de dar maior fluidez ao trânsito.

Segundo a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), as rotatórias são, naturalmente, inibidoras dos acidentes e muito dificilmente são registrados acidentes de grandes proporções.  Já os pequenos acidentes acontecem principalmente nos horários de picos, pois muitos motoristas ainda não sabem usá-la corretamente. O superintende de Trânsito, Elissandro Honorato, destaca os tipos de infrações que mais acontecem.

“As infrações mais cometidas são dos motoristas conduzindo o veículo e falando ao celular, e não sinalizam com antecedência, na hora da mudança de faixa. O condutor se esquece de sinalizar principalmente no momento da saída da rotatória. E a ultrapassagem da faixa contínua, onde o condutor que segue do lado direito deveria permanecer e muita vezes o condutor queima a faixa e cruza pegando a segunda e a terceira faixa, o que aumenta o risco de colisão,’’ ressaltou.

Para o instrutor de Trânsito e pós-graduado em Ciências do Trânsito, Cleiton Melo, a falta de respeito entre os condutores e as falhas na sinalização das faixas são um dos fatores que mais contribuem para as infrações e os acidentes que são registrados nas rotatórias de Palmas.

“Umas das principais dificuldades nas rotatórias já começa com fator humano, ou seja, a falta de respeito entre os condutores por conta da preferência. E todos nós sabemos que o condutor que está na rotatória tem a total preferência,” destaca o instrutor.


“Muitos condutores sinalizam ao entrar na rotatória, mas não há necessidade de fazer a sinalização. Geralmente existem placas que sinalizam identificando que a mesma é sentido de circulação, ou seja, ao entrar na rotatória enquanto o condutor não sinalizar ele está indicando que está fazendo o sentido da rotatória. Mas o condutor deve obrigatoriamente sinalizar para sair com segurança,’’ ressalta.

A arquiteta da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Joseísa Furtado, fala dos benefícios que as rotatória trazem para a mobilidade no trânsito e reforça que,  quando bem utilizada, aumenta a segurança viária, além da necessidade dos condutores em aprimorar os conhecimentos sobre a maneira correta de usá-la.

“As rotatórias foram criadas para organizar o trânsito nos cruzamentos com grande fluxo de carros e funcionam como um redutor de velocidade ajudando a diminuir os conflitos. As rotatórias dão agilidade e segurança, em locais onde os cruzamentos se mostram confusos ou perigosos. E os condutores devem sempre renovar seus conhecimentos a respeito das rotatórias para que seu funcionamento seja eficaz,” pontuou.

A rotatória tem três faixas, a primeira que é à direita, em que o condutor deve exclusivamente entrar à direita, a faixa do meio, em que condutor pode virar à direita ou se manter na rotatória. E a faixa da esquerda, que fica bem próximo ao canteiro, onde o condutor deve se manter na rotatória e para sair deve pegar a faixa do meio e finalizar a rotatória. A seta deve ser utilizada sempre que o motorista mudar a direção, seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa.

Os condutores devem ficar atentos à placa preferencial, que indica o sentido circular em que o motorista tem a preferência de passar e concluir a rotatória, não só em relação aos carros, mas aos pedestres também. Desse modo, ao entrar na rotatória o responsável pela condução do veículo deve ficar atento a estes detalhes e assim prosseguir em sua rota com segurança e tranquilidade.


(Edição e postagem: Iara Cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário