sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Projeto Conhecer que propicia integração entre escola e comunidade em Buritirana encerra atividades de 2018 na sexta, 23 rally1 Projeto Conhecer também busca alternativas para trabalhar o baixo índice de aprovação e a falta de motivação para o estudo Divulgação Fechar Redação Semed Com o objetivo imediato de aproximar a comunidade da escola onde seus filhos estudam, a equipe gestora da Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira implementou o Projeto Conhecer no setor rural do Distrito de Buritirana. A ação busca alternativas para trabalhar o baixo índice de aprovação e a falta de motivação para o estudo. A última atividade do projeto em 2018 acontece nesta sexta-feira, 23, no Projeto de Assentamento Entre Rios. As atividades acontecem por meio de visitas às residências dos alunos, muitas das quais localizadas em fazendas e assentamentos, para conhecer de perto sua realidade e dificuldades em relação ao desenvolvimento das atividades escolares. Com este embasamento, a prática pedagógica é definida no sentido de fortalecer a integração da comunidade com a escola, levando a equipe até as famílias e também recebendo os familiares no ambiente escolar. A diretora da escola, Sandreane Costa, afirma que o comprometimento da equipe pedagógica é fundamental para o êxito do projeto, pois quanto mais se entende a realidade do aluno, mais chances há de se desenvolver um ensino que atenda suas reais necessidades. “Esperamos propiciar com essa aproximação uma educação mais sólida e efetiva, com ênfase no desenvolvimento acadêmico e na responsabilidade social que fortaleça a formação cidadã dos alunos”, considera. Parte da metodologia do projeto é a promoção, a cada dois meses, de um momento cultural para intercâmbio entre atividades artísticas de alunos e pais, um encontro entre saberes científicos e populares por meio de apresentações para toda a comunidade. Rodas de conversa, apresentações musicais, repente e teatro fazem parte das atividades.


Redação Semed

 
Com o objetivo imediato de aproximar a comunidade da escola onde seus filhos estudam, a equipe gestora da Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira implementou o Projeto Conhecer no setor rural do Distrito de Buritirana. A ação busca alternativas para trabalhar o baixo índice de aprovação e a falta de motivação para o estudo. A última atividade do projeto em 2018 acontece nesta sexta-feira, 23, no Projeto de Assentamento Entre Rios.


As atividades acontecem por meio de visitas às residências dos alunos, muitas das quais localizadas em fazendas e assentamentos, para conhecer de perto sua realidade e dificuldades em relação ao desenvolvimento das atividades escolares. Com este embasamento, a prática pedagógica é definida no sentido de fortalecer a integração da comunidade com a escola, levando a equipe até as famílias e também recebendo os familiares no ambiente escolar.


A diretora da escola, Sandreane Costa, afirma que o comprometimento da equipe pedagógica é fundamental para o êxito do projeto, pois quanto mais se entende a realidade do aluno, mais chances há de se desenvolver um ensino que atenda suas reais necessidades. “Esperamos propiciar com essa aproximação uma educação mais sólida e efetiva, com ênfase no desenvolvimento acadêmico e na responsabilidade social que fortaleça a formação cidadã dos alunos”, considera.


Parte da metodologia do projeto é a promoção, a cada dois meses, de um momento cultural para intercâmbio entre atividades artísticas de alunos e pais, um encontro entre saberes científicos e populares por meio de apresentações para toda a comunidade. Rodas de conversa, apresentações musicais, repente e teatro fazem parte das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário