ASSISTÊNCIA
19/11/2018 17:06
“Minha maior preocupação era retirar minha família do meio daquele fogo. Graças a Deus não aconteceu nada de grave e tivemos apenas perdas materiais. Espero que a prefeitura possa nos auxiliar neste momento crítico”, disse o autônomo Adilson Moraes, que teve sua casa completamente destruída pelo fogo no incêndio na Passagem Hugo Rechardson, no bairro do Guamá, neste domingo, 18.
A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e a Defesa Civil, esteve na manhã desta segunda feira 19, visitando as famílias que tiveram suas residências atingidas pelo incêndio nos bairros do Guamá e Pedreira.
A Defesa Civil realizou o levantamento dos imóveis e o cadastro das famílias. Segundo o coordenador interino da Defesa Civil, Aldenir Nascimento, ao todo foram atingidas 06 casas e aproximadamente 29 pessoas afetadas. “Foram três incêndios em um dia, dois no bairro do Guamá e um na Pedreira, tivemos duas casas com perda total e quatro parcial. Apesar da proporção, não houve vítimas, apenas danos materiais”. Aldenir informou ainda que, depois da visita é emitido o laudo técnico das condições dos imóveis para os devidos encaminhamentos.
De acordo com a assistente social do Serviço de Proteção de Calamidade Pública e Emergenciais (Sicape) da Funpapa, Lourdes Cunha, o primeiro passo é receber essas famílias na sede da Funpapa e fazer o atendimento individualizado pra saber quais encaminhamentos serão necessários. “A assistência vai garantir todo apoio necessário, por meio de atendimento psicológico e de assistência social. Aqueles que perderam os documentos serão encaminhados para sua retirada e dependendo da situação, inseridos nos programas sociais por meio do Cadastro Único do Governo Federal”, disse.
O Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências (Sicape), promove apoio e proteção à população de extrema vulnerabilidade atingida por situações de calamidade pública e emergência.
Doações: A Funpapa informa que os interessados em fazer doações para as famílias vitimam do incêndio devem se dirigir até a passagem Hugo Rechadson, nº 51, entre Padre Eutiquio e José Bonifácio e na Passagem Delmiro entre Zeriel e vinte cinco de junho, no bairro do Guamá.
Por Márcia Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário