SEMEC - PROJETO
Projeto prevê o cultivo de alimentos regionais e de menor custo
21/11/2018 - 14h21 Imprimir Envie por e-mail
Créditos: ASCOM/SEMEC
A implementação de hortas dentro do espaço escolar é uma ideia do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que está ganhando forma em Teresina a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec), a Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), a Embrapa e o Emater. Também com especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS). Hoje (21), a equipe articuladora do projeto esteve na Escola Municipal Eurípides de Aguiar, no bairro Marquês, que deve ser a primeira a receber o projeto piloto na capital.
A ideia ainda está em fase de organização, já que exige ampla mobilização de todas as partes para construir e manter o novo espaço. O objetivo é fortalecer ações de segurança alimentar e nutricional, aliando o cultivo das hortaliças ao planejamento pedagógico das unidades de ensino.
“Temos muita vontade de abraçar o projeto. Se tivermos todo o suporte necessário, faremos dar certo, envolvendo os alunos e até a comunidade”, afirma o diretor da escola, Itamar Gomes. A unidade de ensino funciona em jornada de tempo integral e tem se disponibilizado para participar de diversas experiências inovadoras.
A outra escola que pode receber a ação também funciona em tempo integral, mas na zona Rural de Teresina. A Escola Municipal Areolino Leôncio da Silva fica localizada no Povoado Boquinha. A implementação da horta prevê o cultivo de alimentos regionais e de menor custo, como alface, coentro, cebolinha, entre outros.
Durante a reunião de hoje, que foi o segundo encontro para análise da viabilidade do projeto, o engenheiro da Semec, Gustavo Melo, falou da importância do planejamento para o sucesso da ação. “Pelos relatos, a experiência em outros municípios mudou o comportamento dos alunos em relação ao consumo das hortaliças, queremos que esse benefício chegue às nossas escolas, mas de forma totalmente planejada, para que funcione em um espaço adequado, com manutenção correta e onde os alunos possam ser protagonistas”, conclui.
Compartilhe está postagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário