sábado, 10 de novembro de 2018

Lewis Hamilton bate recorde de pole em Interlagos

GP BRASIL


Piloto inglês da Mercedes fez volta mais rápida na última tomada, com 1m07s281

Lewis Hamilton conquistou a 10ª pole na temporada Foto: Edilson Dantas
Lewis Hamilton conquistou a 10ª pole na temporada Foto: Edilson Dantas

Lewis Hamilton, da Mercedes, ficou em primeiro na classificação para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, com 1m07s281. Sebastian Vettel, da Ferrari ficou em segundo, com 1m07s374.



 Valtteri Bottas, também da Mercedes, ficou em terceiro, com 1m07s441. Foi a 10ª pole do pentacampeão antecipado, em 20 provas em 2018. E também a 100ª da escuderia alemã.
Envolvido em um incidente após a segunda etapa da classificação, Vettel recebeu da direção da prova uma advertência. Os comissários também aplicaram uma multa em dinheiro ao piloto alemão no valor de 25 mil euros. Mas a classificação final e o grid de largada continuam inalterados.
Após a classificação, Vettel, Sergey Sirotkin (Williams) e Kevin Magnussen (Haas) foram chamados à direção da prova para se defender de incidentes relacionados à classificação.
O caso de Vettel era o mais grave. O alemão pesou o carro com o motor acionado e saiu sem ser empurrado. Ele quebrou a balança e os fiscais não conseguiram fazer a leitura correta do peso. Todos desligam o motor, mas o piloto da Ferrari se recusou a obedecer as normas.
Na segunda fase da classificação, Hamilton e Sirotkin se envolveram em um incidente na saída do Mergulho. Inicialmente, esperava-se que o inglês fosse punido por causa disso. Mas nada aconteceu com o inglês.
Em comunicado emitido pela FIA, os comissários falam que o russo estava andando "desnecessariamente lento, às 15h18". Magnussen também foi chamado a falar com os comissários de prova por falta semelhante. Segundo outro comunicado da federação, o piloto da Haas também estava dirigindo "desnecessariamente devagar"  numa volta da classificação, às 15h18.Ao fim da classificação, Hamilton não comentou o incidente com Sorotkin:
- O tempo estava instável. A chuva não caiu como se esperava. Foi uma classificação muito difícil, a Ferrari estava muito forte. Estou muito feliz de estar no Brasil. Tenho o desenho de Senna na parte de trás do capacete. Aprecio muito o amor que os brasileiros têm por mim! Vamos ver o que vai acontecer amanhã, mas vamos ver se a nossa escolha (de pneus, supermacios) será a melhor - disse o britânico.
Após a classificação, Vettel disse que esperava não ser punido:
- Foi divertido, tive uma travada na curva 8, então na minha segunda saída acho que forcei um pouquinho demais (na Junção, na última volta). Foi uma classificação muito apertada, mas talvez um pouco demais. Sobre os comissários, prefiro não falar nada. As condições mudavam muito instáveis, e a comunicação com os boxes foi difícil - disse ele.

O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário