sábado, 24 de novembro de 2018

Hospital de Breves oferece 150 exames para diagnóstico do câncer de próstata

 

Saúde

 

  •  

    24/11/2018 10:55h
    Mais de 70 homens da cidade de Breves e redondezas participaram na noite desta sexta-feira, 23, de palestra sobre “Câncer de próstata - Prevenção”, promovida pelo Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, que durante a semana distribuiu às Unidades Básicas de Saúde da cidade, 150 requisições de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), que serve para diagnosticar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata. As unidades básicas de saúde vão encaminhar os usuários para agendamento e realização desses exames, até o final do ano, no próprio hospital.
    A ação faz parte da campanha “Novembro Azul”, à qual o HRPM aderiu desde o início do mês, em combate ao câncer da próstata, com palestras e distribuição de material educativo voltado para os públicos interno e externo. O professor Orisvaldo Vanzeler, 48, foi um dos beneficiados que conseguiu obter a requisição do exame no Posto de Saúde e ainda participou das palestras no hospital, onde tirou todas suas dúvidas.
    "É de suma importância que o homem faça sua prevenção com os exames e dê continuidade à sua vida. A palestra foi muito interessante, fiquei sabendo através da TV. Eu já fiz o exame de toque retal aos 44 anos e não foi um bicho de sete cabeças”, comentou, ao afirmar que incentiva os amigos e familiares a fazerem o mesmo. “Mas infelizmente vivemos em uma sociedade machista e muitos se sentem com vergonha de falar. Eu fiz o exame e isso não abalou minha masculinidade. A gente deve quebrar esse preconceito. É muito boa essa campanha aqui no regional, aqui no Marajó".
    A palestra, realizada no auditório do HRPM, foi ministrada pelo diretor técnico do hospital, Cláudio Martins, que tirou muitas dúvidas do público que lotou o auditório. "Foi muito importante a apresentação, principalmente no critério de prevenção, já que eles puderam entender para que serve o exame laboratorial e o toque retal, que ainda é um tabu no nosso meio, mas, com certeza, saíram daqui mais esclarecidos e também com o sentido de prevenir esse câncer que mata muitos homens no Brasil", explicou o médico.
    Dados
    De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata acometeu mais de 10 mil homens no Brasil no ano de 2017.  A patologia é a terceira principal causa de morte por neoplasia maligna no Estado do Pará, com 1537 mil óbitos ocorridos no período de 2010 a 2015. E, segundo levantamento publicado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.
    No Brasil é o segundo tipo de doença que mais mata a população masculina no País. A estimativa para 2018, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é de 1060 novos casos de câncer de próstata no Estado.
    Referência na assistência de média e alta complexidade, o HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h. O hospital fica na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.
    Por Jéssica Ayres

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário