Agricultura e Pecuária
30/11/2018 10h44
Horta existe na escola desde 2013 e, diariamente, recebe turmas responsáveis por realizar a manutenção do espaço
Jornalista: Jéssica Costa
As hortas comunitárias são uma realidade em Boa Vista na gestão da prefeita Teresa Surita. Implantadas em algumas Unidades de Saúde e nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), elas também estão presentes em diversas escolas da rede municipal de ensino, como é o caso da Escola Municipal Balduíno Wottrich, no Monte Cristo. Por lá, os alunos plantam, cultivam e se alimentam diariamente com verduras frescas como couve, alface, cebolinha e cheiro verde.
De acordo com a gestora da unidade, Mirtes Leite da Silva, a horta existe na escola desde 2013, quando passou a fazer parte da rotina das crianças, que são as responsáveis por auxiliar na manutenção do espaço. “Os dias de visitar a horta são os mais aguardados pelos alunos. Eles ficam muito animados em participar de todos os processos, como fazer as mudas, aguá-las e, finalmente, colhê-las. É sempre uma festa”, destacou.
Segundo Mirtes, a horta faz sucesso não apenas com os alunos, mas com toda a comunidade, graças aos cuidados que deixam as verduras com aspecto tão bonito e, principalmente, sem qualquer tipo de agrotóxico. “Para mantê-la sempre bonita, temos um cuidado redobrado. Durante grandes feriados e até mesmo durante as férias, procuramos realizar a manutenção da horta diariamente”, ressaltou.
Gestora da Escola Balduíno - Mirtes Leite da Silva
Antes de trabalhar na prática na manutenção da horta, as crianças passam pela teoria e discutem em sala de aula temas como alimentação e nutrição, além do trato com as plantas e o preparo da terra, fazendo com que a teoria ganhe exemplos reais durante a prática e com que as crianças consigam explorar a sua relação com a natureza, criando hábitos saudáveis e ecologicamente corretos.
Além da Balduíno Wottrich, hortas, viveiros e jardins já foram implantadas também nas Escolas Municipais Pequeno Príncipe, Branca de Neve, Delacir de Melo Lima, Jânio da Silva Quadros, Professora Carmem Eugenia Macaggi, Valdemarina Normando Martins e Luiz Canará. As demais estão com outros planos de execuções também voltados para sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário