terça-feira, 16 de outubro de 2018

Talentos da rede municipal se destacam no 11º prêmio professores do Brasil

Talentos da rede municipal se destacam no 11º prêmio professores do Brasil

16/10/2018 09:51:00

Com ideias criativas e afetuosas, quatro professores da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro brilharam na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação. O objetivo da homenagem é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho dos profissionais das escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem na sala de aula.
 
Neste ano, 4.040 educadores se inscreveram no concurso e 486 foram selecionados para etapa estadual.
 
Educação Infantil
 
A vencedora estadual da categoria Creche foi a professora Tamires Coutinho de Araripe, que desenvolveu o projeto "Do Brasil para o mundo: o planeta que moramos. Quer ser feliz? Vamos cuidar dele". No Espaço de Desenvolvimento Infantil Igor Moraes da Silva, no Alto da Boa Vista, ela viu uma oportunidade de mostrar às crianças de 3 a 4 anos um modo de enxergar o planeta como um ambiente que quer carinho dos seus moradores.
 
"Ao falar da Copa do Mundo de 2018, perguntei aos alunos onde era o Brasil. Pedi que eles me mostrassem onde fica o nosso mundinho, o que podemos fazer para deixar ele feliz, quem são as pessoas que moram nele, e muito mais" disse a professora. 
O trabalho de investigação foi o tom dado ao projeto, que culminou na produção de um Sistema Solar com materiais de papelaria.
 
"Como o nosso planeta é redondo, trabalhamos as formas circulares, as cores e falamos sobre a natureza. O trabalho passou a fazer parte na rotina da escola. Os próprios alunos passaram a ensinar aos colegas lições valiosas como, por exemplo, não desperdiçar a comida da merenda e respeitar a natureza" contou Tamires.
 
Ensino Fundamental
 
Os três professores selecionados na categoria Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano) são da Secretaria Municipal de Educação. A vencedora foi Ana Beatriz Ramos, da Escola Municipal Átila Nunes, em Realengo. A professora de História desenvolveu junto com o colega José Couto Júnior, da mesma unidade, o projeto "Que sejam lidos, que sejam vistos".
 
A ação começou a ser desenvolvido pelos professores quando eles perceberam que os alunos não conheciam os nomes dos funcionários da limpeza da escola e das merendeiras. Ana e José levaram para sala de aula a discussão sobre a invisibilidade social e como ela poderia ser combatida.
 
"Na fase objetiva do projeto, tínhamos como foco apresentar aos estudantes espaços que antes eles achavam que não tinham direito. Fomos ao Centro Cultural do Banco do Brasil e vimos exposições. Visitamos ainda uma livraria e trabalhamos a autoestima desses alunos" descreveu a professora.
 
Os professores também trabalharam a escrita e o pensamento crítico dos estudantes com a canção "As Caravanas" de Chico Buarque. A música, que fala sobre o preconceito, foi adaptada pelos estudantes e o resultado foi um livro com as confissões, descobertas e sonhos dos alunos.
 
Já na Escola Municipal Odilon Braga, no bairro de Cordovil, o professor de Língua Portuguesa Marcelo de Oliveira foi destaque na mesma categoria com o projeto "Das lendas às HQs: a retextualização a serviço do ensino dos tipos de discurso". O educador conta que queria cumprir a Lei 11.645 de 2008, que exige o estudo da História da cultura afro-brasileira e a abordagem de temáticas indígenas nas salas de aulas.
 
Um dos modos  identificados  que  poderia  despertar  o  interesse  dos alunos foi o uso das histórias em quadrinhos. Na sala de aula, os estudantes foram desafiados a criarem os roteiros, ilustrações e falas dos personagens na temática indígena e afro-brasileira, se apropriando de códigos verbais e não verbais.
 
"Estava acompanhando o Prêmio e decidi me inscrever sem nenhuma expectativa. Foi uma surpresa muito boa ver meu nome na lista de destaques desse ano" celebrou o professor.
 
Quem também brilhou no Prêmio Professores do Brasil foi a professora Geane Senra de Oliveira, da Escola Municipal Mozart Lago, em Oswaldo Cruz. Incomodada com falas preconceituosas e machistas que ouvia nos corredores da unidade em que trabalha, a professora de Artes propôs aos seus alunos uma mudança de atitude.
 
"No Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, comecei a conversar sobre isso com eles. Mostrei clipes de cantoras que fogem da lógica machista da sociedade e eles curtiram muito" revelou.
 
A professora trouxe outras artistas, como Frida Khalo, e incentivou os estudantes a produzirem um autorretrato para que eles entendessem como se enxergam.
 
Geane não quis limitar a imaginação dos alunos e permitiu que eles mesmos criassem suas músicas. Allan Fernando da Silva, conhecido como MC 2L, criou a música "Recadinho sobre feminismo" e viralizou nas redes sociais, com mais de 500 mil visualizações em poucos dias.
 
"Ganhar um prêmio desses dá um ânimo. Estou na Educação por um propósito. Quando essas coisas acontecem, me sinto valorizada e tenho a certeza de que estou no caminho certo" concluiu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário