quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Representante do Mato Grosso do Sul acompanha trabalho na atenção básica em saúde de Teresina

FMS - VISITA


Trata-se de mais uma etapa do Laboratório de Inovação em Atenção Primária à Saúde
16/10/2018 - 14h44 Imprimir Envie por e-mail
Representante do Mato Grosso do Sul acompanha trabalho na atenção básica em saúde de Teresina
Créditos: Ascom/FMS
Teresina recebeu hoje (16) a visita de uma representante de Campo Grande (MS) que veio acompanhar o trabalho da atenção básica em saúde municipal. Trata-se de mais uma etapa do Laboratório de Inovação em Atenção Primária à Saúde (APS Forte) da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que promove intercâmbios de experiências em iniciativas bem-sucedidas na área.


O projeto, que conta ainda com a participação de cidades como Brasília e Porto Alegre, faz o acompanhamento e a sistematização das transformações que estão ocorrendo na saúde destas localidades. “Os municípios participantes conhecem como estão estruturadas as redes de saúde uns dos outros, podendo assim aprender e até replicar experiências consideradas exitosas”, explica Smithanny Barros, gerente do Trabalho em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS).


Durante a visita, foram apresentadas as experiências de duas Unidades Básicas de Saúde. Uma delas foi a do bairro Cristo Rei, que conta com uma estrutura nova, inaugurada recentemente e com o ambiente necessário para dar suporte às atividades desenvolvidas pelas equipes. A outra foi a do bairro Angelim, bem como o polo de academia da saúde do local. “Nós tivemos a oportunidade de ver a academia funcionando, e também apresentamos o acolhimento prestado na UBS, que tem melhorado tanto o acesso como a questão de aproximar a comunidade”, relata Smithanny Barros.


A representante da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (MS), a enfermeira Luciane Lima, avaliou como relevante o papel de Teresina como referência. “Minha impressão é de que as unidades de Teresina valorizam o trabalho da equipe, tem foco na promoção em saúde e uma preocupação com o atendimento ao usuário, com ambientação adequada e utilizando os protocolos de enfermagem na equipe. É uma atenção primária que está realmente voltada para o usuário”, comenta.


O Laboratório de Inovação em Atenção Primária à Saúde (APS Forte) tem por objetivo identificar e valorizar as práticas inovadoras que priorizam o cuidado centrado no paciente com mudança do modelo assistencial, por meio da divulgação e troca de experiências com outras regiões do Brasil e outros países. Teresina conta atualmente com uma cobertura de 100% da Atenção Básica em Saúde, com 90 UBS, das quais 70 já funcionam em prédios próprios dentro dos padrões do Ministério da Saúde.




Compartilhe está postagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário