SEMCOM - LIVE
Transmissão ao vivo foi feita pelo Instagram e Facebook com o prefeito e o secretário Kléber Montezuma
17/10/2018 - 15h58 Imprimir Envie por e-mail
O prefeito Firmino Filho participou de uma live (transmissão ao vivo) nas redes sociais nesta quarta-feira (17), ao lado do secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma. Os gestores responderam aos questionamentos dos seguidores e a principal pauta abordada foi educação. A transmissão foi feita da biblioteca da Escola Municipal Bezerra de Menezes, localizada no bairro Matadouro, zona norte da capital, uma das escolas que foram destaque no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
A educação municipal foi premiada com a medalha de ouro no último Ideb entre todas as capitais brasileiras. E o prefeito Firmino Filho fez um apanhado sobre como a educação de Teresina se elevou a esse nível. "Nossa meninada ficou em primeiro lugar. Essa notícia é muito boa, principalmente, porque também temos o menor custo por aluno, que é 70% do que é gasto no restante do país. Temos uma realidade dura e o orçamento reflete essas dificuldades. Mas, mesmo assim, os resultados aparecem”, afirmou o prefeito.
Firmino destacou também que modelo de gestão de Teresina foi formatado ao longo do tempo. “O planejamento é um instrumento de gestão muito bom de se trabalhar. Teresina tem três planos decenais, e isso não é pouca coisa. Temos avaliação interna própria dos resultados em sala de aula, que é utilizada como instrumento de aprendizado. Esse sistema serve para que a gestão possa qualificar os professores a partir desses resultados, construindo uma política de qualificação mais focada. Além disso, nossa gestão da rede não tem influência político-partidária, é feita por técnicos com mestrado, doutorado, pessoal sintonizado com o que está sendo debatido nacionalmente", avaliou Firmino Filho.
De acordo com o secretário Kléber Montezuma, quinzenalmente os professores recebem capacitações. "Eles vão para o Centro de Formação Odilon Nunes, da Semec, para se qualificarem e participarem de oficinas de ensino. E temos também a preocupação em colocar os professores em dia com o planejamento das ações a serem desenvolvidas em sala de aula", explicou.
Durante a transmissão, o prefeito comentou também sobre os motivos da priorização que a Prefeitura dá a essa política educacional. "A educação é fundamental na consolidação da democracia, no combate às desigualdades e no desenvolvimento do Estado como um todo. A gente busca representar esse espírito da cidade. Todo pai e mãe sabe a importância da educação para o seu filho. Para que haja continuidade, precisamos consolidar esse modelo e trabalhar para que as regras sejam cumpridas. Esse modelo já tem mais de 30 anos e isso não é uma coisa com a qual devamos brincar", disse.
Também fazem parte dessa política educacional o investimento em estrutura física para a ampliação do número de vagas, principalmente na educação básica. Somente este ano, a administração municipal está inaugurando 22 novos Centros de Educação Infantil, gerando a criação de 6 mil novas vagas, priorizando as crianças que estão em situação de vulnerabilidade.
Ao longo do tempo, Teresina conseguiu universalizar o ensino entre crianças de 4 e 5 anos e agora o trabalho está focado, segundo Firmino, para colocar todas as crianças de 2 e 3 anos em sala de aula. Também é um foco da Semec a expansão do número de escolas com ensino de tempo integral. Em relação a isso, estão sendo projetadas duas escolas: a 15 de Outubro, na avenida Duque de Caxias; e o Palácio da Educação, que será construído no Poti Velho, obra que integra a segunda etapa do projeto Lagoas do Norte.
O Palácio da Educação, de acordo com o prefeito, será uma escola que reunirá todos os equipamentos necessários para o desenvolvimento dos alunos, como quadras esportivas, piscina, biblioteca, salas de aula amplas, energia solar e reuso da água. O orçamento estimado para a obra é de R$ 25 milhões.
"Atualmente, temos 25 mil crianças na educação municipal. O que temos feito é um investimento fantástico e isso em pouco tempo. Isso mostra qual é a prioridade da gestão. Não é um discurso e promessa, é o que está sendo realizado de fato para garantir a vaga e assegurar que o aluno tenha pleno desenvolvimento cognitivo e sociocultural", finalizou Kléber Montezuma.
Compartilhe está postagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário