quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Em ação no Terminal da Praia Grande Prefeitura incentiva combate ao descarte irregular de resíduos

Em ação no Terminal da Praia Grande Prefeitura incentiva combate ao descarte irregular de resíduos

Atividade integrou a I Semana Lixo Zero São Luís, como parte da política de gestão de resíduos sólidos posta em prática pelo prefeito Edivaldo; programação se estende até sexta-feira (26) com diversas ações voltadas à conscientização ambiental

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís
Prefeitura Realiza ação de educação ambiental no Terminal da Praia GrandeDando continuidade às ações de educação ambiental desenvolvidas ao longo da I Semana Lixo Zero São Luís, a Prefeitura realizou, nesta quarta-feira (24), uma atividade de mobilização social no Terminal de Integração da Praia Grande. Durante a manhã, os usuários do terminal receberam dicas de como fazer o descarte ambientalmente adequado dos resíduos, tiraram dúvidas sobre o funcionamento dos 11 Ecopontos implantados pela gestão do prefeito Edivaldo e foram incentivados a terem atitudes mais sustentáveis.
A Semana Lixo Zero está ocorrendo em diversas cidades brasileiras simultaneamente. Na capital, a Semana Lixo Zero é realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil. Em São Luís a programação teve início segunda-feira (22) e segue até sexta-feira (26), com o objetivo incentivar ações sustentáveis, conscientizar as pessoas sobre a gestão de resíduos e a preservação do meio ambiente. 
Nesta quarta-feira (24), a programação foi concentrada no Terminal de Integração da Praia Grande por ser um local com grande fluxo de pessoas de diversos bairros da cidade. Durante a atividade, o Cidadão Limpeza Cidade Beleza abordou os usuários e conversou com eles sobre a importância da redução e não geração de resíduos, sobre o manejo ambientalmente adequado o lixo produzido diariamente e o correto uso dos 11 Ecopontos já em funcionamento em São Luís.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destacou a importância desta ação. "Ao poder público cabe garantir a prestação dos serviços de limpeza urbana e ao cidadão, cabe fazer o uso correto destes serviços, com o manejo adequado do resíduo que produz, não descartando nas vias públicas e priorizando atitudes sustentáveis e que gerem menos resíduos. Com isso vamos diminuir problemas como alagamentos, entupimentos, problemas de saúde pública e que prejudiquem o meio ambiente", disse.
POPULAÇÃO ATENTA
Os usuários do Terminal de Integração da Praia Grande ficaram atentos às dicas do Cidadão Limpeza Cidade Beleza. Quem passou pelo terminal nesta quarta-feira (24) também foi incentivado a adotar copos reutilizáveis para reduzir o uso de descartáveis, a usar ecobags no lugar de sacolas plásticas, a reduzir o uso de papel no dia a dia, entre outras práticas simples que contribuem para a preservação do meio ambiente e a manutenção de uma cidade mais limpa.
Foi o caso de Elizabeth Sá que conversou com o Cidadão Limpeza Cidade Beleza sobre a forma correta de separar o lixo doméstico. "O Cidadão Limpeza me disse que é para separar tudo que pode ser reciclado e entregar nos Ecopontos, pois esse material vai para as cooperativas, melhorando a renda deles. O que não pode ser reciclado é para ser colocado na porta de casa nos dias de passagem do caminhão de coleta. Eu vou prestar mais atenção a tudo isso lá em casa", garantiu.
O Cidadão Limpeza Cidade Beleza também encontrou muita gente que já tem atitudes de cuidado com o meio ambiente no dia a dia. Foi o caso de Conceição de Jesus. Ela anda com seu próprio copo retornável na bolsa. "Se cada vez que a gente for beber água, usar um copo descartável a gente vai contribuir para um meio ambiente sobrecarregado de lixo. Eu sempre ando com meu copo e tento incentivar meus conhecidos a adotarem um copo ou uma garrafinha também. A natureza agradece", disse.
Conceição de Jesus ouve atenta as explicações do Cidadão Limpeza Cidade Beleza
SEMANA LIXO ZERO
A Semana Lixo Zero é uma oportunidade para se debater os problemas decorrentes do descarte irregular de lixo, assim como pensar em medidas que precisam ser tomadas para resolver estes problemas. "E é também uma oportunidade de propor à população que tome atitudes diárias para reduzir a geração de lixo. Pequenas atitudes como deixar de usar copos descartáveis já fazem uma diferença positiva para o meio ambiente", afirma a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.
SAIBA MAIS - COMO SER LIXO ZERO?
Ecobag: tenha sempre sacolas reutilizáveis consigo estando sempre preparado para uma eventual compra;
Canudo reutilizável: tenha sempre com você um canudo reutilizável;
Copo reutilizável: carregue sempre uma garrafa ou copo reutilizável. Se esquecer o seu, solicite um durável ao estabelecimento;
Guardanapo: leve o seu próprio guardanapo de pano;
Embalagens reutilizáveis: leve com você seus próprios recipientes para comprar comida e levar as sobras;
Talheres: leve o seu próprio kit de talheres ou peça opções duráveis no local;
Supermercado: opte sempre por refis, ao invés das embalagens. Uma vez que você possui a embalagem, pode comprar o refil para enchê-las. Além de proteger o meio ambiente, você economiza na hora da conta.
Pratique a coleta seletiva: São Luís tem 11 Ecopontos em pleno funcionamento que recebem todos os resíduos que podem ser reutilizados ou reciclados. Portanto, na sua casa, separe tudo o que pode ser reciclado e entregue em um dos Ecopontos. Com isso, você contribui para a proteção do meio ambiente, com a redução do descarte irregular de lixo nas ruas e a geração de emprego e renda para os catadores de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário