Educação
05/09/2018 17h50
Através do JEPP, a turma do 3° Ano C está aprendendo a fazer os brinquedos a partir de materiais recicláveis
Jornalista: Ceiça Chaves
Desde 2016, as escolas municipais são desafiadas pelo Sebrae Roraima a desenvolver o espírito empreendedor com seus alunos, através do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Em busca de novos conhecimentos e experiências, a turma do 3° Ano C, da Escola Municipal Vovó Júlia visitou nesta quarta-feira, 5, a oficina de Artesanato do Projeto Crescer para aprender novas possibilidades de construir brinquedos com materiais recicláveis.
Os alunos ficaram responsáveis pela temática Brinquedos Ecológicos e estão criando uma loja com várias peças lúdicas feitas de sucatas e recicláveis. O Crescer aceitou a parceria para uma troca de experiência com os alunos e desenvolveu com uma mini oficina, para criação de chocalhos de material pet.
Para Rafael Jorge, gerente da Oficina de Artesanato do Núcleo do Calungá, o objetivo é reforçar a criatividade nas crianças, ensinando o que eles podem fazer de interessante com garrafas pet, folhas de jornais, latas de leite ninho, tampinhas, dentre outros.
“Estamos mostrando o nosso trabalho com reciclagem e reaproveitamento, que é justamente a proposta deste projeto nas escolas. Falamos um pouco dos recicláveis e ensinamos eles a construir um chocalho, por exemplo, utilizando tampinhas de garrafa pet e ‘macarrão’ de cadeira. Também mostramos uma possibilidade de ganhar dinheiro com estes materiais reaproveitados”, frisou Rafael.
A aluna Sâmela Moraes, 8 anos, e os demais alunos se divertiram construindo o chocalho, que já deve fazer parte da loja de brinquedos desenvolvida por eles. “Aqui no projeto Crescer vimos muitos brinquedos lindos, como bonecas, robôs, tudo de reciclável, o que é bom para termos uma ideia do que podemos produzir dentro do projeto na escola”, disse a menina.
A metodologia do JEPP estimula o aluno a desenvolver a criatividade, resolver problemas, além de prepará-los para as escolhas no futuro, e ingressar no mercado de trabalho. Também é um método que contribui para o desenvolvimento social por meio da cooperação, cidadania e geração de renda de forma sustentável.
35 professores estão com a missão de transmitir as oficinas do JEPP com as turmas contempladas, uma delas é Rejane da Luz, que acompanhou a turma do 3º Ano C, na visita ao Crescer. “Já vimos inúmeras possibilidades de criar brinquedos de sucata, uma atividade muito proveitosa para as crianças. Eles desenvolvem o empreendedorismo numa linguagem lúdica e criativa. E a visita ao Crescer foi importante para eles”, ressaltou.
Este ano, a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae/RR, envolveram 35 turmas de 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental de 17 escolas municipais. As turmas do 2º Ano, são responsáveis pela temática Temperos Naturais e o 3º Ano ficou com o tema Brinquedos Ecológicos. São cerca de 860 alunos desenvolvendo o empreendedorismo nas escolas. O encerramento das atividades está previsto para novembro, com a venda dos produtos na Feira de Negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário