SEMEC - ENCONTRO
Encontros de formação fortalecem disciplinas diversificadas das escolas de tempo integral
Atividade é realizada mensalmente no Centro de Formação Odilon Nunes
15/08/2018 - 14h48 Imprimir Envie por e-mail
Créditos: Ascom/Semec
Com novas ideias e experiências para compartilhar, os professores de disciplinas diversificadas das escolas de tempo integral da Rede Municipal de Teresina estão realizando encontros mensais no Centro de Formação Odilon Nunes. De 13 a 15 de agosto o grupo se reuniu para planejar as próximas atividades com base nas orientações da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
As escolas municipais de tempo integral começaram a trabalhar com a nova jornada no ano passado, ampliando não só a carga horária, mas o acesso dos alunos a disciplinas que estimulam habilidades socioemocionais. Com o novo formato, mais uma estratégia de planejamento e formação foi montada para atender exclusivamente os professores dessas áreas.
Além das disciplinas comuns como matemática e ciências, os estudantes de ensino fundamental possuem aulas de desenho, protagonismo juvenil, dança, iniciação musical, xadrez e teatro. De acordo com a coordenadora das escolas de tempo integral no município, Eliane Santos, todas as atividades são alinhadas com as demais disciplinas do currículo para um objetivo comum.
“Essas são as disciplinas do núcleo diversificado, utilizadas para formar os alunos de uma forma integral, colaborando diretamente para o desempenho nas outras atividades. Com intenções bem definidas, contamos, portanto, com um calendário organizado de formação e planejamento, onde cada conteúdo que vai para sala de aula é estruturado em grupo antes”, explica Eliane.
A formadora Leidinalva Evangelista ajuda os professores a pensarem nos melhores formatos para abordar conteúdos sobre protagonismo com os alunos em sala de aula. Além de conduzir as capacitações, ela ministra a disciplina na Escola Municipal Eurípides de Aguiar. Segundo a professora, poucas horas de aula já fazem toda a diferença para o processo de sensibilização dos alunos.
“É tão importante sentar com eles e conversar sobre a ideia de vida, o sentido de amizade e companheirismo, entender quais projetos têm para o futuro. Falar sobre autoestima e incentivá-los a buscar uma posição de protagonistas em suas vidas reflete diretamente nas notas, no comportamento em sala de aula e como lidam com situações da rotina escolar. Esse é basicamente nosso foco nos encontros de formação, fortalecer a importância disso”, conclui Leidinalva.
Compartilhe está postagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário