quinta-feira, 16 de agosto de 2018

SEMEC - CONSULTA PÚBLICA

SEMEC - CONSULTA PÚBLICA

Prefeitura lança nova consulta pública para concluir reformulação do currículo da educação

Formulário está disponível no site da Semec
15/08/2018 - 14h46 Imprimir Envie por e-mail
Prefeitura lança nova consulta pública para concluir reformulação do currículo da educação
Créditos: Divulgação
A educação municipal de Teresina está empenhada no processo de reformulação do currículo de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A Prefeitura já anunciou que pretende definir as novas diretrizes ainda este ano. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está lançando em sua página na internet mais uma consulta pública, a fim de colher opiniões sobre os componentes que formam o documento.


Desde o mês de março, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Rede estão imersos em grupos de trabalhos que discutem as modificações necessárias para cada componente do currículo. A atualização do documento é importante para definir o que será ensinado aos alunos do Ensino Fundamental em todo o Brasil.


Em abril, a Semec lançou a primeira etapa da consulta pública para saber a opinião dos estudantes, professores, diretores, diretores adjuntos, vice-diretores e pedagogos sobre a escola e o ensino que almejam. As respostas foram discutidas nos grupos de trabalho e utilizadas para a conclusão da primeira versão do currículo. O documento preliminar agora está disponível para receber comentários e sugestões dos educadores e sociedade em geral.


“Essa primeira versão é resultado de um trabalho de ampla participação popular, refletindo as necessidades de quem faz a escola. É um documento importante para a cidade e cada parte do processo de reformulação está pautado na construção coletiva”, informa Celina Lira, coordenadora executiva da reformulação do currículo no município. Segundo ela, o documento permanece disponível para consulta e sugestões de ajustes até o dia 27 de agosto. “Contamos com ampla participação da população nesta segunda etapa da consulta, pois só assim teremos um currículo plural, onde toda a sociedade é corresponsável”, afirma.


Após o período da consulta pública, os grupos de trabalho terão apoio de assessores da universidade de São Paulo para a conclusão dos ajustes. Os especialistas estão acompanhando o processo de reformulação de Teresina desde o início, dando dicas e fortalecendo os estudos por área. O objetivo é entregar o novo currículo pronto até o final do ano, passando a distribuir para todos os professores e escolas municipais. Em 2019 os educadores já devem estar apropriados das diretrizes atualizadas que vão orientá-los no fazer pedagógico nas unidades de ensino.

Formulário está disponível no site http://www.semec.teresina.pi.gov.br/.




Compartilhe está postagem:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário