sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana encanta o público durante apresentação na 4ª Clássica


Redação Sesmu

 
 
Não teve quem não se emocionou na noite desta quarta-feira, 22, durante a apresentação da Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana (GMP) na 4ª Clássica, promovida pela Fundação Cultural de Palmas no Theatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O espetáculo também contou com a participação especial dos 22 alunos do Coral Jovem da GMP.


A apresentação trouxe para o público um repertório de notas de artistas de renome mundial, composto por clássicos da música nacional e internacional, como “Game Of Thrones – Ramin Djawadi”; “Concerto Para Uma Voz – Saint-Preux”; “O Bêbado e o Equilibrista – João Bosco / Aldir Blanc”; “Anunciação - Alceu Valença”; “Ciranda de Rosa Vermelha - Alceu Valença”, entre outras.


A prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro, madrinha da Orquestra Jovem, prestigiou a apresentação do início ao fim e destacou que essa é mais uma iniciativa que atua no sentido de levar emancipação sociocultural aos jovens palmenses. “A Orquestra mostrou hoje um resultado que emocionou a todos nós. O que vejo com essa apresentação musical é algo muito importante, pois sabemos que a música é uma forma de transformar a vida de muito desses jovens”, revelou a prefeita.


Atenta a todos os acordes entoados pela Orquestra, a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, tenente-coronel Welere Barbosa, enfatizou que o projeto que vem sendo desenvolvido através da música atua como um agente transformador da realidade dos jovens, promovendo a inclusão. “Por meio da música, que é o alimento da alma, e trabalhando o lúdico, a gente consegue sensibilizar essas crianças a terem uma vida melhor, com mais qualidade”, enfatizou a secretária.


Para o maestro e coordenador da Orquestra, Rênison Oliveira, a apresentação foi a realização de um sonho. “Essa experiência é um marco na vida dos nossos jovens músicos. Todo músico quer estar em um concerto, se apresentar para uma platéia como essa que temos hoje aqui, sem dúvida é uma experiência que vamos levar para o resto da vida”, enfatizou o maestro.


Integrante da Orquestra há três anos, o saxofonista Gustavo da Conceição, está muito contente com a apresentação desta noite. “Essa é uma oportunidade de mostrarmos um pouco do nosso trabalho para quem ainda não nos conhece. A música tem o poder de tocar as pessoas. Espero que todos que estão na plateia possam ter sentido a mesma emoção que sentimos quando estamos no palco”, disse.


Já para a clarinetista, Ângela Laís Gomes Barbosa, se apresentar em um concerto como este é a realização de um sonho. “Poder subir ao palco e entoar músicas para alegrar a vida das pessoas é algo maravilhoso, além de me alegrar acabamos alegrando outras pessoas também, é muito gratificante. Uma oportunidade única para nós que temos o privilégio de poder tocar um instrumento musical”, mencionou Ângela.


Orquestra Jovem


A Orquestra Jovem conta hoje com um efetivo de 57 alunos bolsistas, e a Escola de Música 52 alunos, totalizando 110 atendidos e está sob a regência do inspetor Rênison e dos instrutores Classe C Cledson, Classe C Gomes e Classe C Hety.


Trajetória


A Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas é uma iniciativa da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu). Criada em 1993, como programa sociocultural de segurança preventiva, a Banda Mirim e a Escola de Música da GMP, ao longo desses anos transformou a vida de muitas crianças e adolescentes sem expectativas sociais.


O contato com a música possibilitou aos integrantes vivências de uma vida disciplinada, com focos e objetivos claros. No dia 16 de abril deste ano, por meio da Lei 2.381, assinada pela prefeita Cinthia Ribeiro, ascendeu ao nível de Orquestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário