SEMCASPI - EXPOSIÇÃO
23 mulheres participaram do projeto
29/08/2018 - 14h40 Imprimir Envie por e-mail
Créditos: Ascom/Semcaspi
Alegria e disposição foram fatores que embalaram a manhã dos idosos atendidos no Centro de Convivência Marly Sarney. Atrelado a isso, o orgulho estava estampado no rosto das 23 expositoras que, na manhã desta quarta-feira (29), participaram da Segunda Mostra de Talentos do Centro, apresentando trabalhos artesanais produzidos por elas.
A exposição iniciou às 8h e seguiu até às 10h30, no pátio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). Dona Nailda Carvalho, com um sorriso de orelha a orelha, e orgulhosa de sua idade, 80 anos, destaca a importância da atividade e do Centro em sua vida.
“Eu gosto muito de lá, no dia que não vou, me sinto até mal. O Centro de Convivência me ajuda a ficar mais feliz. Estou aqui exibindo as peças que produzi em crochê. E, além do artesanato, o que mais gosto de fazer é dançar. Dançar muito”, destaca Nailda, que ainda relembra o fato de ter sido coroada rainha do carnaval 2018.
Dona Antonia Alves também estava animada durante a exposição, mostrando seu talento, que é fotografar. “Através das festinhas que têm no Centro, comecei a fotografar, levava minha máquina. Vendo minhas fotografias, as próprias alunas passaram a serem minhas freguesas”, destaca animada. Antonia faz questão de comentar mais um detalhe. “Eu não deixo minha arte. É uma diversão para mim”, comenta.
A segunda mostra de talentos expôs tapetes, bolsas, pratos, alimentos e diversos outros utensílios produzidos pelas idosas. A atividade surgiu a partir da realização de uma oficina no Centro. Após, as participantes sentiram-se motivadas a compartilhar, uma com a outra, o que sabiam fazer.
“Desde a oficina, elas passaram a se reunir até mesmo em casa de vizinhas, em suas próprias casas, para compartilhar os talentos de cada uma. Notamos um aumento na procura pelos serviços após a primeira mostra. Esse mês estamos trabalhando a valorização da vida e quando as pessoas vêem o trabalho delas, elas se sentem o máximo, se sentem valorizadas”, destaca Nilberto Soares, orientador social do Centro.
O Centro de Convivência Marly Sarney é vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). Atualmente, possui 152 idosos inscritos, com uma meta diária de 45 atendimentos. A unidade é referenciada ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Norte II e oferta atividades recreativas, culturais, artesanais e orientações socioeducativas.
Compartilhe está postagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário